Rastreabilidade para a produção

Como otimizar com os processos de identificação industrial

Aplicação de RFID industrial em rastreabilidade

Processos de produção otimizados demandam transparência

A crescente pressão competitiva e os requisitos legais cada vez mais rigorosos exigem processos de produção otimizados. Para isto é necessário elevada transparência. Isto é garantido pela rastreabilidade.

O que é rastreabilidade

Rastreabilidade significa registrar cada etapa de uma cadeia de processo e torná-la compreensível. É automaticamente documentado o histórico de produção de todas as peças fabricadas e de todos os materiais e meios de produção empregados – com tempo, lugar e sequência. Todas as informações estão disponíveis em tempo real. Isto permite executar correções já durante o processo. A rastreabilidade, desta forma, contribui para maior transparência da fabricação e garante uma qualidade universal.

Por que rastreabilidade
A rastreabilidade permite processos de produção mais enxutos, simplifica os fornecimentos just-in-time, contribui para a segurança jurídica e garante a qualidade do produto. Com consequências positivas:

  • Estabelecimento de uma gestão de qualidade
  • Observâncias das prescrições legais
  • Evitar – e, no pior dos casos – regulamentar ações de recall
  • Redução dos custos
  • Aumento da satisfação do cliente
  • Aumento da produtividade
  • Melhoria dos rendimentos

Os principais campos de aplicação

  • Rastreamento de ativos – em toda a empresa
  • Kanban eletrônico – controle de fluxo de materiais
  • Controle de produção (WIP) – processos de montagem
  • Intralogística – fluxo interno de materiais

Como funciona a rastreabilidade

A rastreabilidade deve ser garantida com identificação industrial. Pois a identificação industrial registra, na produção, a sequência de todos os lotes e torna os dados rastreáveis. Os dados de qualidade e do produto são coletados através de códigos de barra e RFID diretamente no objeto: na peça, no porta-peças ou no meio de produção. Isto se realiza ao longo de processo, fazendo com que os dados estejam sempre disponíveis. Em tempo real e mesmo após diversos anos. É garantida uma documentação confiável.

Know-how abrangente garante soluções individuais de rastreabilidade

A Balluff dispõe de uma ampla gama de dispositivos para identificação industrial: RFID LF, HF e UHF, além de leitores de códigos de barra estacionários. Com grande diversidade de componentes que podem ser combinados das mais diferentes formas. Portanto, a Balluff pode oferecer rastreabilidade com máximo nível de tecnologia.

Com mais de 25 anos de experiência em identificação, a Balluff é uma parceira competente para todas as áreas de produção. Há anos trabalhamos com sucesso em cooperação com integradores de sistemas. Dispomos de soluções individuais adaptadas às necessidades dos usuários.

O E-Kanban trabalha com códigos de barras ou mídias RFID. Por meio de um processo de identificação totalmente automatizado, o rastreamento se torna mais rápido e as intervenções do operador são reduzidas.

Resumo da Tecnologia de Rastreamento

 Resumo de Rastreabilidade RFID

Frequência Baixa (LF)
BIS C, BIS L, BIS V

Frequência Alta (HF)
BIS M, BIS V

Frequência Ultra Alta (UHF) BIS U

Identificação de Código de Barras
Sensor de Visão BVS e Programador portátil de ID

Visão Geral dos Produtos e Catálogo

Resumo do Sistema de Identificação Industrial RFID

Precisa de ajuda?

Suporte Técnico
Clique aqui

Fale Conosco
Clique aqui