Detecção confiável de alvos transparentes

Os sensores óticos oferecem máxima segurança e simplicidade

Os objetos transparentes colocam os sensores óticos frente a desafios especiais. Isto se deve aos baixos coeficientes de absorção de luz, que exige uma elevada sensibilidade dos sensores.
Esta elevada sensibilidade está presente em uma completa série de sensores óticos, disponíveis em diversos modelos, sendo eles: sensores óticos de barreira formato forquilha laser, óticos reflexivos e o mais novo modelo difuso desenvolvido para detecção de vidro. Ele é uma excelente alternativa para os casos em que não seja possível a montagem de sensores óticos reflexivos ou do modelo forquilha.

Sensor ótico barreira modelo forquilha a laser

A precisão do sensor ótico barreira modelo forquilha laser permite a detecção segura dos mais diferentes objetos transparentes nas indústrias de garrafas de vidro, vidros planos, ampolas de remédios, garrafas PET ou filmes plásticos.

Como todos os sensores óticos barreira modelo forquilha, ele permite uma instalação simples e rápida. O transmissor e o receptor já estão alinhados um em relação ao outro. Sendo assim, não ocorrem mais desajustes. Além disto, é necessária somente uma conexão elétrica, fazendo com que o dispositivo seja montado de forma rápida e simples.

O sensor ótico barreira modelo forquilha a laser BGL 80A-009-S49 da Balluff possui uma abertura de forquilha de 80 mm e através de sua elevada frequência de comutação de 5 kHz, é particularmente adequado para a detecção de pequenos objetos em processos de produção rápidos.

Outras características

  • Conector M8 (3 polos)
  • Classe de proteção IP 67
  • Contato NA/NF selecionável
  • Material do corpo em alumínio

Sensor ótico reflexivo

Para a detecção de objetos transparentes também pode ser usado um sensor ótico reflexivo. Neste caso, a Balluff também oferece diversas versões, especialmente desenvolvidas para a detecção de objetos transparentes. Dependendo das condições de instalação, do ambiente e da distância do objeto, são recomendadas diferentes versões das bem sucedidas como as séries BOS 6K e BOS 21M. Todos eles utilizam luz vermelha e são de fácil alinhamento através do seu ponto de luz visível.

Devido ao seu tamanho, a série BOS 6K é particularmente indicada para condições de instalação com pouco espaço. O seu ajuste é realizado de forma rápida e simples por meio de um botão ou por fio.

Devido à sua autocolimação ótica, a versão BOS 6K–PU-1TA-S75-C não possui zona morta, o que permite que objetos que estejam "debaixo de seu nariz" sejam detectados sem problemas. O ponto forte de outra versão é o BOS 6K-PU-1QA-S75-C, está na maior distância sensora em relação ao espelho. Isto permite que ele trabalhe de forma confiável mesmo em uma distância sensora maior.

Outras características

  • Alcances de 500 até 2.000 mm
  • Classe de proteção IP 67
  • Frequência de 1 kHz
  • Várias versões: conector M8 (4 polos) ou conector M12 (4 polos)
  • Saída antivalente ou selecionável entre NA e NF

A série BOS 21M também é adequada para ambientes agressivos. Com o seu corpo metálico robusto, ele já é usado com sucesso em diversas aplicações na robótica, automação e embalagens.

Devido ao seu corpo maior, ele é de instalação bastante flexível: a distância entre o espelho e o sensor pode ser de até 2m.

O nosso modelo BOS 21M-PA-PT10-S4 é ajustado através de um potenciômetro e detecta objetos transparentes em um amplo espectro. Seja plástico ou vidro – este sensor ótico reflexivo não deixa escapar nenhum objeto.

Sensor ótico

Exclusivamente especializado em vidro, o sensor ótico BOS 18M é o nosso novo infravermelho para detecção de vidro. Ele é recomendado para os casos em que não é possível montar sensores óticos reflexivos ou tipo forquilha.

A ótica especial do sensor BOS 18M-PS-ID24-S4 garante que objetos altamente transparentes, tais como superfícies de vidro de módulos solares, sejam detectados de forma confiável. A sua eletrônica inovadora permite que mesmo as menores reflexões de luz da superfície sejam convertidas de forma confiável em um sinal de saída.

Além disto, o sensor é extremamente insensível em relação aos efeitos da luz externa – e também não é influenciado pelos objetos no plano de fundo.

Outras características

  • Conexão M12
  • Classe de proteção IP 67
  • Frequência 200 Hz
  • Saída NA
  • Material do invólucro: latão niquelado

Precisa de ajuda?

Suporte Técnico
Clique aqui

Fale Conosco
Clique aqui