Código de Ética e Conduta

Balluff Brazil office building
Balluff Brazil office building

Carta da Presidente

É com muita satisfação que apresento o Código de Ética e Conduta da Balluff Brasil, através do qual buscamos tratar de maneira objetiva, clara e simples diversas situações do dia a dia, com foco nos valores que orientam a nossa conduta profissional e nos princípios que devem ser praticados em nossos relacionamentos nas comunidades em que atuamos, com o objetivo de manter elevados padrões de ética, segurança, transparência e integridade.

O Código de Ética e Conduta da Balluff Brasil expressa o compromisso assumido por nossos administradores, gestores e diretores com o desenvolvimento dos nossos negócios, com respeito e responsabilidade, contribuindo para um ambiente de trabalho harmonioso, em que todos nos sentimos respeitados e valorizados.

~ Adriana Belmiro da Silva

Introdução

O Código de Ética e Conduta para responsabilidade social corporativa da Balluff Controles Elétricos Ltda tem por objetivo fixar diretrizes para uma clara compreensão sobre as condutas que orientam os negócios e os relacionamentos das empresas do grupo Balluff ao redor do mundo.

As condutas definidas no Código de Conduta Balluff Brasil devem estar presentes em todas as nossas atividades diárias e expressam nosso compromisso e respeito pela Declaração de Atitudes e Valores do grupo Balluff:

SUSTENTABILIDADE - Pensar e agir hoje para o amanhã.
CONFIABILIDADE – Nós fazemos o que falamos e falamos o que fazemos.
QUALIDADE – Nós temos somente um indicador: nossos clientes.
ABERTURA – Para as melhores soluções nós saímos da zona de conforto.
COMPROMETIMENTO – Entusiasmo e Paixão são a base de nosso desempenho.
PROGRESSO – Incentivamos o progresso para tornar possível a inovação.

 

Os profissionais da Balluff Brasil, isto é, seus administradores, gestores e colaboradores, devem orientar a tomada de decisão em suas respectivas áreas de atuação pelos princípios de conduta empresarial definidos neste Código.

A empresa promoverá a sua divulgação junto aos públicos interno e externo, assegurando a adesão de todos os seus administradores, gestores e colaboradores. As condutas contrárias aos princípios e valores aqui previstos serão passíveis de sanções disciplinares que podem incluir o término da relação de trabalho.

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste Código ou situações práticas no dia a dia de nossas atividades, o colaborador deverá entrar em contato com o Comitê de Ética e Compliance, através do telefone 19-3876-9993 ou do e-mail balluff@denuncia.inf.br.


1. RESPONSABILIDADE SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL

Nossa atuação é orientada por valores éticos e princípios universalmente aceitos, especialmente integridade, honestidade e respeito à dignidade humana.

Este Código de Ética e Conduta tem por base a compreensão mútua e responsabilidade social na gestão dos negócios.

Assumimos a responsabilidade por ter sempre em mente as consequências de nossas decisões e de nossas ações nas esferas econômica, tecnológica, social e ambiental, de forma a alcançarmos um adequado equilíbrio de interesses.

A Balluff contribui, voluntariamente, para o bem-estar e o desenvolvimento de longo prazo de uma sociedade global em todos os aspectos possíveis nas comunidades em que desenvolve seus negócios.


2. ABRANGÊNCIA DO CÓDIGO

Este Código de Ética e Conduta se aplica à Balluff Brasil e suas subsidiárias e unidades de negócio no País e/ou no exterior.

A Balluff Brasil se compromete em promover a adesão de seus administradores, gestores e colaboradores às regras previstas neste Código de Ética e Conduta e, de acordo com os limites de sua atuação, pelos membros da sua cadeia de valor, tais como fornecedores, prestadores de serviços, clientes, instituições públicas e privadas, e demais partes interessadas.


3. VALORES FUNDAMENTAIS PARA A PRÁTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO CORPORATIVA

A Balluff Brasil atuará proativamente para assegurar a prática e a aderência aos valores a seguir elencados tanto no presente quanto no futuro.

3.1  Adesao às Leis
A Balluff Brasil respeita a legislação vigente e outros requisitos legais em todos os países em que atua. Para os países que possuem uma estrutura institucional frágil, a empresa deverá examinar cuidadosamente quais as práticas empresariais de seu país de origem podem ser adotadas para apoiar uma administração responsável.

3.2  Integridade e governança corporativa

3.2.1  A Balluff Brasil dirige seus negócios em conformidade com princípios e valores éticos universalmente reconhecidos, em especial: integridade, honestidade, respeito à dignidade humana, abertura e transparência, e não discriminação com base em religião, ideologia, gênero e etnia.

3.2.2  A Balluff Brasil rejeita toda e quaisquer prática de corrupção e de suborno, de acordo com as disposições da Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), que dispõe sobre a responsabilidade objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

3.2.3  A Balluff Brasil adota práticas empresariais transparentes e reconhecidas de livre concorrência e competição leal. No que tange à competitividade, a empresa tem foco no profissionalismo, em altos padrões de qualidade, e em parcerias e relações de confiança com as autoridades regulatórias, de acordo com as disposições da Lei nº 12.529/ 2011 (Lei Antitruste).

3.3  Interesse dos consumidores
A Balluff Brasil cumpre a Lei Nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor) e demais regulamentos e normas de proteção do consumidor, assim como adota práticas adequadas de venda, de marketing e de divulgação de informações e respeita a diversidade social, cultural, étnica e religiosa. Não permite o trabalho infantil, respeitando as leis e garantindo tratamento especial ao trabalho de menores como aprendizes.

3.4  Comunicação
A Balluff Brasil adota uma comunicaçao transparente e orientada ao diálogo para tratar das regras deste Código de Ética e Conduta e sua implementação junto a colaboradores, clientes, fornecedores e demais partes interessadas. Todos os documentos e informações empresariais são devidamente elaborados e apropriadamente mantidos, não sendo permitida qualquer alteração indevida ou a sua destruição. Os segredos industriais e as informações comerciais de nossos parceiros comerciais devem ser tratados cuidadosamente e mantidos sob sigilo.

3.5  Direitos Humanos
A Balluff Brasil está comprometida com a promoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, especialmente aqueles a seguir mencionados:

3.5.1  Privacidade: Proteção à Privacidade

3.5.2  Saúde e Segurança: Assegurar a saúde e a segurança do trabalho, em especial um ambiente seguro e saudável que evite a ocorrência de acidentes e lesões. Incentivamos a atividade das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPA’s e realizamos ações preventivas nas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT’s.

3.5.3  Assédio: Proteção contra a punição física, o assédio ou abuso corporal, sexual, psicológico e verbal.

3.5.4  Liberdade de Expressão: Proteção e garantia do direito à liberdade de expressão.

3.6  Condições de Trabalho
A Balluff Brasil obedece às normas laborais da Organização Internacional do Trabalho – OIT relativas a:

3.6.1  Trabalho Infantil: É proibida a contratação de menores de 16 anos, exceto o aprendiz, que pode exercer uma atividade a partir dos 14 anos e proibida a contratação de fornecedores e prestadores de serviço que empreguem mão de obra infantil.

3.6.2  Trabalho Forçado: É proibido qualquer tipo de trabalho forçado e vedada a contratação de fornecedores e prestadores de serviço que desobedeçam a legislação trabalhista, ofertem produtos fora dos padrões de segurança legais ou utilizem trabalho forçado.

3.6.3  Remuneração: Adotamos padrões internacionais de trabalho, especialmente em relação ao nível salarial previsto na legislação e na regulamentação vigentes.

3.6.4  Direitos do Trabalhador: Respeitamos a liberdade de associação, a liberdade de se reunir em Assembléia e a liberdade de negociação coletiva dos trabalhadores, de acordo a legislação vigente.

3.6.5  Proibição à Discriminação: Tratamos todos os colaboradores de forma igualitária, sem qualquer tipo de discriminaçao.

Este Código de Ética e Conduta entra em vigência a partir da data de sua aprovação, em 01 de Abril de 2018, e poderá ser alterado, caso necessário, por nova deliberação da Diretoria Executiva.