A troca de formato automatizada com guias digitais reduz o desperdício e o tempo de inatividade

Elimine o erro humano com a troca automatizada

Com frequentes ajustes manuais de troca de formato na alimentação da prensa, resultando em desperdício de material e danos à ferramenta, um fabricante de metalurgia com sede em Michigan, nos Estados Unidos, buscou uma solução econômica que não exigisse a substituição de suas máquinas antigas.

Eles foram capazes de automatizar esse processo conectando um CLP existente a um mini master IO-Link montado na máquina e instalando indicadores de posição digitais Balluff (BDG) nos três eixos do rolo endireitador. O CLP foi programado com as posições necessárias em cada eixo para cada mudança. Para iniciar uma troca de formato, um motor gira os eixos dos rolos de alimentação para a posição desejada. Durante todo o processo, o BDG fornece uma indicação visual quando cada eixo está na posição correta. Somente quando o BDG confirmar que todas as peças estão corretamente colocadas, o trabalho pode começar.

Automatizando esse processo em apenas uma de suas máquinas, eles economizaram custos significativos e tempo de inatividade sem a necessidade de um retrofit de alto custo.