Mudança de formato guiada e reconhecimento mudança de peças

Mudança de formato guiada e reconhecimento mudança de peças
Mudança de formato guiada e reconhecimento mudança de peças

Troca simples, segura e reproduzível para máxima flexibilidade da máquina

Você deseja otimizar toda a sua planta, evitar tempos de inatividade e realizar execuções de produção mais curtas? Você precisará de máquinas inteligentes e, portanto, de uma produção inteligente. Isso já é possível se uma mudança de configuração, ou seja, uma conversão de sua planta, for realizada de forma guiada. Para essas mudanças de formato semiautomáticas, Balluff fornece um indicador de posição digital, que oferece orientação clara ao operador e mudança de formato confiável por meio de seu display. Danos na máquina e perda de produção devido ao manuseio incorreto podem ser reduzidos ao mínimo. Mesmo o pessoal não treinado desenvolve rapidamente uma rotina de uso de nossas soluções para realizar operações de transição de forma consistente que atendam às metas e evitem erros.

Com nosso indicador de posição digital, você pode se adaptar de forma rápida e segura a uma grande variedade de produtos e tamanhos de lote cada vez menores. Se você também já usa RFID, você ganha uma função de controle, porque o RFID permite o reconhecimento exclusivo das diferentes partes do formato. Veja como essa solução funciona.

O indicador de posição digital - como a tecnologia RFID usada aqui - faz parte de nosso Sistema Smart Automation and Monitoring SAMS, que consiste em componentes e dispositivos livremente selecionáveis. Seu conceito de operação e configuração consistente, ou seja, a aparência do SAMS, aumenta a flexibilidade e a disponibilidade da máquina. Isso ocorre porque todos os dispositivos SAMS podem ser parametrizados e configurados usando perfis de dados padrão e podem até mesmo ser configurados via tablet sem contato, por exemplo, com nossa ferramenta de engenharia BET, software para fácil configuração de todos os dispositivos IO-Link em seu tablet ou computador.

Mudança de formato guiada com o indicador de posição digital

Os indicadores de posição digital Balluff para mudança de formato semiautomática segura têm um visor no qual todas as configurações para a mudança de formato (a nova receita) podem ser lidas. Estes são ajustados manualmente girando o fuso. A particularidade aqui é que, como trabalhador, você é guiado por um display digital dos valores e por luzes de indicação.

Para fazer isso, primeiro você armazena os valores definidos (a receita) em nossa ferramenta de engenharia BET, que transfere automaticamente os valores para o controlador. Em seguida, uma comparação automática / real dos valores (em segundo plano) é calculada e as configurações individuais para cada produto são armazenadas em um banco de dados. Ao mesmo tempo, o indicador de posição digital mostra qual valor alvo deve ser alcançado durante a mudança de formato. Você pode ver os valores no display digital e ao girar o fuso, você é guiado em detalhes por uma luz em movimento.

  • A luz de funcionamento mostra em qual direção girar o fuso. O LED acende em vermelho.
  • Se você se aproximar do valor definido, a luz em execução diminui. Você pode ver rapidamente que o ponto de ajuste está próximo.
  • Se o ponto de ajuste for excedido durante a mudança de formato, o indicador muda de direção e mostra que você deve voltar.

Esta orientação clara do operador e configuração de formato seguro usando um indicador de posição digital aumentam a eficiência. Os tempos de mudança de formato, o tempo de setup e os tempos de parada da máquina são reduzidos significativamente. O resultado final é que você tem todo o processo sob controle, reduz o desperdício e economiza dinheiro. O mesmo tempo que você usaria para reparos e manutenção, sua produção já está funcionando novamente, levando mais eficácia e produtividade ao processo. Também é bom saber: nosso indicador de posição digital excede o grau de proteção IP69K e atende aos mais altos requisitos de higiene. E pode ser facilmente adaptado aos sistemas existentes.

Identificação de peças cambiáveis com RFID

Depois de definir o formato correto, nossas soluções de tecnologia HF RFID (13,56 MHz) oferecem segurança adicional ao identificar automaticamente as peças intercambiáveis. As peças de diferentes formatos são detectadas e identificadas de forma confiável, com a tecnologia até oferecendo proteção contra falsificações. Além disso, você pode usar nossos sensores de visão para detectar se as peças intercambiáveis foram instaladas corretamente.

Várias combinações de sistema de unidades de avaliação, cabeçotes de leitura / gravação e suportes de dados estão disponíveis para identificação de peças. Ao selecionar os componentes, você pode atender a vários requisitos para a detecção de peças substituíveis. Podemos mostrar exemplos de quais componentes são adequados para quais aplicações. Você pode escolher entre a unidade de avaliação BIS V, um módulo de rede IO-Link como unidade de avaliação e um cabeçote de leitura / gravação com unidade de avaliação integrada.

Diferentes combinações de sistema para a detecção de peças intercambiáveis. Selecione de acordo com seus requisitos

  • Unidade de avaliação: BIS V

    A unidade de avaliação BIS V é capaz de transmitir rapidamente grandes quantidades de dados. Com o BIS V você é particularmente flexível, pois é adequado para todas as tecnologias RFID comuns. Além disso, você pode conectar até quatro cabeças de leitura / gravação para uso simultâneo.

  • Módulos de Rede IO-Link

    O módulo de rede IO-Link é recomendado como uma unidade de avaliação se você deseja resolver tarefas simples de identificação em um grande número de pontos de leitura. Você não precisa de unidades de avaliação RFID adicionais, o que torna esta solução econômica. Mas componentes RFID adicionais e sensores IO-Link podem ser conectados se necessário. E o IO-Link oferece funções de diagnóstico e parametrização.

  • Cabeça de leitura / gravação com unidade de avaliação integrada

    Esta solução multifuncional robusta está disponível com interface Profinet, Ethernet / IP ou USB 2.0. O fácil comissionamento e o mínimo tempo de inatividade são suportados pelos visores de status diretamente na caixa. E o leitor RFID tudo-em-um BIS M-4008 oferece um servidor web integrado para configuração, monitoramento de status e diagnósticos.

    Cabeça de leitura / gravação com unidade de avaliação integrada

  • Além disso, você pode verificar a instalação correta de peças intercambiáveis com sensores de visão

    Ao converter uma máquina para um novo formato, você pode usar suportes de dados RFID ou códigos de barras para garantir que as peças de troca corretas sejam usadas. Usando sensores de visão, você também pode detectar se a peça intercambiável foi instalada corretamente. Essas soluções ajudam a evitar erros, como danos à máquina. Isso aumenta o rendimento e reduz os custos de produção.

    Você também precisa de proteção contra falsificação? Sem problemas com RFID, porque a tecnologia distingue peças originais de peças de terceiros e falsificações. Isso serve como proteção da garantia, aumenta a segurança da máquina e protege a propriedade intelectual do fabricante da máquina.

    Instalação correta da parte intercambiável com sensores de visão