Saúde das Máquinas e Processos
Saúde das Máquinas e Processos

Sua fábrica, suas máquinas e processos estão sob controle - com o Smart Automation and Monitoring System da Balluff

Todos os componentes do Smart Automation and Monitoring System (SAMS) da Balluff contribuem para o monitoramento das condições de toda a sua planta. Com os dados fornecidos pelo SAMS, você pode realizar análises rápidas ou extensas e fazer diagnósticos bem fundamentados para reduzir o tempo manutenção ou tempos de paradanão planejados e manter as perdas de produção ao mínimo, seja nos setores de alimentos e bebidas, farmacêutico e cosmético ou de embalagens. O SAMS atende aos altos requisitos de todas essas indústrias.

Usando seu monitoramento de condição significativo com visualização confiável, você define o curso para um planejamento eficiente de sua manutenção preditiva. Isso permite melhorar significativamente a eficácia geral do equipamento (OEE). Ao garantir a saúde da máquina e da planta, essas causas de perdas de produtividade na produção podem ser simplesmente eliminadas, enquanto a disponibilidade da máquina e da planta aumenta significativamente.

Condition monitoring

O Smart Automation and Monitoring System fornece todos os status de seus dados em qualquer lugar, de maneira uniforme e imediata por meio de seus componentes associados, dependendo se você o integrou em uma máquina ou em toda a sua linha de produção. As informações podem ser exibidas com um LED colorido (no próprio dispositivo) ou em painéis. Esta visualização permite que você reconheça imediatamente o status do sistema e localize quaisquer erros diretamente.

Analise e colete dados

Para uma análise exata, os dados adquiridos podem ser claramente visualizados em tabelas, gráficos ou relatórios. Isso permite que você veja a condição de sua máquina rapidamente e avalie-a em detalhes a qualquer momento.

Diagnóstico abrangente (manutenção preditiva e preventiva)

Além disso, você pode usar os dados e informações de sua análise para reconhecer tendências emergentes e considerar as possíveis ações a serem tomadas. Esta é a etapa decisiva para preparar a manutenção ou o planejamento de peças de reposição.

Onde os dados são criados e como podem ser usados

Além da tarefa primária dos componentes do sensor, como medir, detectar, identificar ou verificar, os dispositivos SAMS possuem funções adicionais a bordo que fornecem dados. Isso inclui, por exemplo, detecção de temperatura, monitoramento de vibração ou um display de qualidade de sinal. Isso resulta em outro benefício concreto: o hardware adicional que normalmente executa essas tarefas não é mais necessário. Além disso, a gama de produtos de que você precisa e o número de variantes que usa são significativamente reduzidos.A função PING permite que você encontre componentes no sistema de forma rápida e fácil. Isso é uma vantagem se os componentes reportarem dados que indicam irregularidades no processo. Assim, você é informado diretamente e pode intervir imediatamente. Recursos inteligentes, como o contador de horas de operação, função de contagem integrada ou o contador de ciclo de inicialização, fornecem informações adicionais que permitem avaliar melhor as informações de status que foram registradas. Todos os valores podem ser analisados e avaliados em detalhes, permitindo um diagnóstico bem fundamentado de sua máquina ou de todo o sistema. Agora você pode identificar as causas prováveis dos erros em um estágio inicial, iniciar as medidas apropriadas e prevenir diretamente uma falha. Além disso, essas informações podem ser usadas para tirar conclusões sobre o uso ideal de máquinas no futuro. Se você usar os diagnósticos do sistema de forma consistente, você aumenta a transparência e o desempenho de sua planta.

Dados para uma produção inteligente

Ao combinar nossa poderosa tecnologia de rede e computação em nuvem, o SAMS possibilita a fabricação inteligente e a Internet Industrial das Coisas. Isso significa que os níveis de produção e TI podem ser perfeitamente vinculados, por exemplo, por meio de um gateway de borda. Todos os componentes do SAMS podem ser operados e configurados da mesma forma. Isso torna a instalação, parametrização e configuração (com perfis de dados padrão) simples, seguras e uniformes. Além disso, os componentes SAMS podem ser ensinados à distância, por exemplo, por um dispositivo móvel. Isso permite que os dados sejam transferidos da mesma forma do nível de produção para o nível de TI, de forma que nada atrapalhe a avaliação abrangente e o uso de seus dados.

Componentes do SAMS aplicados

Aqui está um exemplo de como você pode usar os recursos inteligentes do sistema de monitoramento e automação inteligente da Balluff. Para fazer isso, iremos abordar possíveis problemas nos processos de envase e embalagem de forma seletiva.

(1) Ao usar nosso software, você receberá relatórios abrangentes para monitoramento contínuo. Esses relatórios são baseados nos dados SAMS (usando os valores de setpoint / reais e seus requisitos) e podem ser exibidos, por exemplo, em um painel colocado diretamente em sua máquina. Esta visualização conveniente ajuda você a se manter atualizado e detectar quaisquer desvios.
(2) Desvios de inclinação durante o envase podem indicar um ajuste (devido a influências externas) no sensor. Também é possível que uma parte inteira da máquina tenha sido instalada incorretamente. Verificar os valores de inclinação antes de o sistema iniciar pode ajudar a evitar uma parada.(3) A umidade pode influenciar o comportamento do material usado na embalagem; com base em valores reais divergentes, você pode tirar conclusões imediatamente e reagir a tempo antes de, por exemplo, os materiais serem danificados ou não embalados corretamente.(4) Irregularidades no perfil de vibração da linha transportadora indicam um possível defeito. Ao detectá-los, os erros que levam à falha nem chegam acontecer.