Soluções flexíveis para automação na fabricação de baterias
Soluções flexíveis para automação na fabricação de baterias

Mobilidade movida à eletricidade exige qualidade e economia.

Mais e mais motoristas estão mudando: Carros elétricos são a nova máxima, porque a mudança climática e os combustíveis fósseis limitados exigem soluções alternativas aos motores a combustão. O progresso tecnológico no desenvolvimento de baterias colocou a mobilidade elétrica em primeiro plano.

As baterias são o coração dos carros elétricos. Produzir baterias de alta qualidade e com economia requer soluções de automação flexíveis e eficientes. A Balluff possui muitos anos de experiência em automação na indústria automotiva. Oferecemos tecnologias orientadas para o futuro, para soluções abrangentes e flexíveis para automatizar a fabricação de baterias, tanto na fabricação de células de bateria quanto na montagem das mesmas.

Fabricação de células de bateria: Qualidade assegurada desde o início

Uma única célula de bateria ruim é suficiente para impactar negativamente uma bateria inteira. O controle de qualidade tardio pode resultar em altas taxas de desperdício, o que pode ser reduzido pela revisão da qualidade em todo o processo de fabricação da bateria. A automação na fabricação de baterias é um fator decisivo na garantia de qualidade. Permite que a qualidade seja monitorada de forma contínua e eficaz em cada etapa do processo.

Nossas soluções em sensores, identificação e redes de alta qualidade ajudam você a produzir baterias de alta qualidade. Nossos sensores de forquilha, por exemplo, garantem o controle de borda de filmes de eletrodos durante o processo de calandragem. Os sensores de contraste permitem que você saiba a tempo quando um rolo de filme está acabando. Nossos sensores de distância fotoelétricos são usados para monitoramento de diâmetro. E nossos sistemas de câmeras comparam, verificam e controlam larguras, contornos e posições. Isso permite que os defeitos do processo sejam detectados precocemente e corrigidos.

Exemplos de aplicações em fabricação de células de bateria

  • Sensores de inclinação para orientação contínua dos rolos

    O sequenciamento suave do processo na calandragem requer o tensionamento contínuo do rolo de filme e a regulagem do comprimento do filme. Os sensores de inclinação da Balluff auxiliam no tensionamento contínuo, medindo diretamente o ângulo do braço. Eles são simples de instalar e têm uma precisão muito maior que os sensores indutivos.

    Orientação contínua dos rolos com sensores de inclinação

  • Monitoramento de diâmetros com sensores fotoelétricos

    Para minimizar o tempo de inatividade durante a calandragem e garantir a produção contínua, a troca de filmes é essencial. Nossos sensores de distância fotoelétricos monitoram continuamente o diâmetro do papel do filme. Eles medem com precisão, independentemente da cor, material ou refletividade do filme. Pontos de comutação aprendidos indicam que um rolo está se esgotando para que possa ser alterado no tempo. A faixa de medição configurável faz uso de nossos sensores altamente flexíveis.

    Monitoramento de diâmetros com sensores fotoelétricos

  • Controle de bordas utilizando sensores de forquilha

    No processo de calandragem, você precisa garantir o desenrolamento uniforme e direto dos filmes do eletrodo e do separador. Os sensores de forquilha Balluff medem a posição da borda da tela dos filmes de forma confiável e com precisão micrométrica. Nossos sensores de foquiha a laser são especialmente precisos. Os valores determinados podem ser usados para controlar com precisão o inversor e as guias de seu equipamento de produção. Os sensores de foquilha apresentam alta resolução ótica e precisão de repetição. E economizam tempo e dinheiro na instalação, pois exigem uma única conexão elétrica.

    Controle de bordas utilizando sensores de forquilha

  • Sensores de segurança em portas de proteção

    Os interruptores de segurança Balluff codificados por transponder fornecem segurança de acesso ideal em portas de proteção em ambientes de fabricação de células de bateria. A máquina ou equipamento é liberado somente se o atuador estiver dentro da zona de interrogação do sensor de segurança. Da mesma forma, um sinal de parada seguro é imediatamente gerado quando o dispositivo de proteção é aberto. Seu tamanho compacto significa que os sensores de segurança são flexíveis quando se trata de integração e insensíveis à contaminação, vibração e folga mecânica. Eles podem ser usados para os mais altos requisitos de segurança até PLe / SIL3. Versões com alto nível de codificação oferecem proteção ainda maior contra manipulação e anulação.

    Portas de proteção com sensores de segurança

Produção de módulos de bateria: Rastreabilidade e flexibilidade em todas as etapas de produção

A rastreabilidade ininterrupta de todos os dados relacionados à produção e à origem é indispensável na produção de módulos de bateria. Só então você pode verificar se as etapas do processo incluem todos os componentes e se a qualidade é garantida. A Balluff está ao seu lado para essas tarefas com uma ampla gama de sistemas RFID.

Com mudanças no tamanho da célula da bateria, contato diferenciado e várias situações de instalação nos pacotes, a tecnologia da bateria está sendo constantemente aprimorada. O equipamento de produção deve ser correspondentemente flexível e rapidamente adaptado a essa melhoria contínua. A Balluff auxilia você com soluções flexíveis: acopladores indutivos, por exemplo, permitem a transmissão de dados e energia sem contato. Essas unidades tornam os contatos das conexões mecânicas supérfluos e, portanto, reduzem o esforço e a despesa da fiação. Ao automatizar a fabricação de baterias, você enfrenta novos desafios no menor tempo possível e flexibiliza seus processos.

Para detectar irregularidades precocemente ou evitar estados operacionais críticos, nossas torres de iluminação LED SmartLight são uma solução ideal. E as nossas SmartCameras lêem de forma confiável os códigos nas células da bateria.

Exemplos de aplicações na fabricação de módulos de bateria

  • Usando acopladores indutivos para transmitir dados e energia de forma flexível

    As tabelas de índices rotativos exigem que os dados sejam transmitidos direto da área de rotação para as peças fixas da máquina. A maneira tradicional de lidar com isso são anéis coletores, mas estes estão sujeitos a fortes cargas mecânicas, e o desgaste resulta em falhas e tempos de inatividade dispendiosos. A solução são os acopladores indutivos da Balluff: eles transmitem energia e sinais sobre um espaço de ar de até 5 mm, de forma rápida, confiável e com alto desempenho. Instalação e montagem ou substituição são simples usando plug-and-play e uma conexão de plug M12. Desta forma, nossos acopladores indutivos garantem alta disponibilidade, tempos curtos de ciclo e processos flexíveis.

    Usando acopladores indutivos para transmitir dados e energia de forma flexível

  • Sensor de posição confiável usando sensores indutivos do Fator 1

    Onde quer que os processos sejam automatizados, a detecção de posição sem contato de objetos metálicos possui uma demanda, e precisa ser livre de desgaste e confiável. Assim, nossos sensores indutivos do fator 1 são uma boa escolha. Eles fornecem a mesma distância de chaveamento com qualquer metal - isso significa que não há nenhum fator de redução. Essa distância de comutação consistente significa alta qualidade de processo. Além disso, essa propriedade aumenta enormemente a flexibilidade no design de seus sistemas e na instalação dos próprios sensores.

    Sensores indutivos Fator 1 para posicionamento confiável

  • Visualização de processos com a flexibilidade das SmartLights

    Nossas torres de iluminação de LED SmartLight indicam estados operacionais usando um amplo espectro de cores flexível. Você pode definir individualmente todas as cores do controlador e exibir estados importantes ou críticos da máquina e do equipamento. Você pode definir cores diferentes com apenas alguns comandos, sem precisar alterar mecanicamente as luzes da torre de LEDs. O IO-Link simplifica a instalação: todas as alterações podem ser feitas on-the-fly. As SmartLights têm três modos selecionáveis e estão disponíveis opcionalmente com um módulo de som integrado para alertas acústicos.

    SmartLights flexíveis para visualização de processos

  • Identificação e rastreamento automático com RFID

    Quando você precisar rastrear peças em ambientes de automação, torne o RFID da Balluff sua primeira escolha. A identificação sem contato faz com que cada etapa de produção e cada material usado seja rastreável. Todos os dados são coletados automaticamente e documentados em tempo real. Isso garante alta qualidade do produto. Transparência total significa que você também pode responder a alterações a qualquer momento. Os portadores de dados RFID podem ser lidos e programados sempre que necessário e sem contato visual, mesmo quando sujeitos a sujeira e contaminação.

    Identificação e rastreamento com RFID

Informação adicional

Listas de aprovações Manuais de projetos, listas de aprovações e informações sobre projetos

Mobilidade Eficiência e qualidade até o lot size 1

IO-Link Com o IO-Link para melhorar a qualidade do processo

Safety Segurança de máquinas com qualidade Balluff

Sistemas de visão Processamento de imagens industriais – soluções completas em uma única fonte