Powertrain
Powertrain

Fundição, usinagem e montagem

A tendência atual do powertrain é reduzir os motores de combustão interna. O objetivo é reduzir o deslocamento sem sacrificar o desempenho, tudo isso mantendo ou melhorando a eficiência de combustível. As equipes continuam otimizando os componentes, o que afeta a fundição, usinagem e montagem.

Fundição: reduzindo tempo de inatividade

As altas temperaturas e as condições ambientais adversas presentes durante a fundição são causas bem conhecidas de tempo de inatividade. Os sensores robustos e de alta temperatura da Balluff e seus acessórios personalizados são confiáveis e duradouros, mesmo em um ambiente de fundição. Isso leva a uma menor necessidade de peças de reposição, menos tempo de inatividade e, por fim, custos mais baixos para você.

Exemplo de aplicação na fundição

  • Monitoramento de nível em reservatórios de areia

    Máquinas de núcleo produzem núcleos de areia para fundição de metal. Como a remoção dos núcleos e a reinicialização da máquina a seguir foram automatizados, deve-se assegurar que o reservatório de areia esteja suficientemente abastecido. Os sensores ultrassônicos da Balluff medem os níveis desses reservatórios de areia de forma contínua e sem contato. Eles não são afetados por poeira ou sujeira e podem detectar objetos a distâncias maiores. Sua alta resolução e pequenas zonas cegas significam que são extremamente precisas. Os níveis podem ser emitidos como uma medição analógica ou configurando dois sinais de comutação como valores mínimo e máximo.

    Monitoramento de nível em reservatórios de areia

  • Verificação do cursor

    Para permitir recortes complexos na fundição, os moldes são normalmente equipados com lâminas dentro da ferramenta. Depois que as fundições endurecem, uma verificação de confiabilidade deve ser feita para determinar se o cursor atingiu seu fim de curso para que as fundições possam ser pressionadas a partir do molde sem causar danos. Devido às altas temperaturas, os sensores padrão não funcionam aqui. Com suas chaves fim de curso mecânicas classificadas até +180 °C, a Balluff oferece uma solução econômica e durável para a verificação precisa de lâminas, eliminando falhas demoradas e os custos associados. Para proteger a conexão, use um cabo para altas temperaturas da Balluff.

    Verificação do cursor

  • Controle de nível de enchimento

    Quando os resíduos de fundição a quente precisam ser removidos, os sensores podem garantir que os depósitos de resíduos não sejam sobrecarregados e que os resíduos não caiam do transportador. Mas a essas temperaturas, um sensor padrão não durará muito. A Balluff desenvolveu um invólucro de proteção especial para sensores fotoelétricos que prolonga sua vida útil em condições como essas. Com o arrefecimento a água opcional, a função do sensor pode ser permanentemente assegurada até +160 °C.

    Controle de nível de enchimento

  • Posicionamento do depósito de resíduos

    Para a remoção, a posição do recipiente também deve ser monitorada. Sensores indutivos com classificação de temperatura da Balluff podem ser usados aqui sem qualquer preocupação. Ambas as caixas e seus cabos são otimizados para temperaturas elevadas até +230 °C. Vários fatores de forma permitem que os sensores sejam facilmente integrados em várias configurações.

    Posicionamento do depósito de resíduos

Usinagem: Aumente as taxas de ciclo e a confiabilidade do processo

A tendência de downsizing também significa processos de usinagem e montagem mais complicados na produção de futuros drivetrains. Isso torna ainda mais importante garantir a confiabilidade do processo e a qualidade do produto. Isso pode ser alcançado por meio de sensores de alto desempenho e tecnologia de rede e conectividade. Por exemplo, use sensores para monitoramento de processo, detecção de nível de meios de processo ou integração de sensor em eixos de ferramenta e centros de usinagem. As taxas de ciclo também aumentam quando as etapas de produção manual são eliminadas. A identificação automatizada de ferramentas usando RFID também contribui para esse progresso.

Exemplo de aplicação na usinagem

  • Identificação e administração de ferramentas automatizada

    As ferramentas de corte são trocadas frequentemente em centros de usinagem. O sistema de identificação de ferramentas da Balluff oferece uma solução excepcionalmente eficiente para a identificação automatizada de ferramentas. Todos os dados da ferramenta, como dimensões da ferramenta, onde ou por quanto tempo a ferramenta é usada, e seu estado de desgaste, são armazenados na etiqueta RFID no porta-ferramentas e disponibilizados para o controlador do sistema. Agora, as ferramentas podem ser gerenciadas e usadas de maneira ideal, e você lucra com uma maior disponibilidade da máquina, níveis de estoque reduzidos e desperdício mínimo. Além disso, as informações da ferramenta estão sempre disponíveis e não serão inseridas incorretamente nem serão esquecidas.

    Identificação e administração de ferramentas automatizada

  • Monitoramento da distância de fixação nos eixos da ferramenta

    A ferramenta está presa no eixo? Existe uma ferramenta no eixo ou não? Modernos centros de usinagem normalmente têm condições de montagem rigorosas, uma exigência difícil para muitos sistemas de medição de posição. Felizmente, as menores versões do nosso sistema de posicionamento indutivo BIP medem apenas 14 e 17 mm, para que possam ser usadas mesmo nos espaços mais apertados. Eles são ideais para monitorar o mecanismo de fixação nos eixos da ferramenta. O monitoramento da distância de aperto pode ser realizado até mesmo quando o mecanismo de fixação gira. Aqui, o BIP detecta a posição de uma came metálica ao passar lateralmente pelo sensor. Uma faixa de medição ajustável e alta precisão de repetição garantem a qualidade ideal do processo. Versões com interface IO-Link permitem fiação simples, diagnósticos em tempo real no nível de campo e configuração automática de parâmetros.

    Monitoramento da distância de fixação nos eixos da ferramenta

  • Monitoramento de pressão em diferentes meios

    O monitoramento de meios de processo, como ar comprimido, líquidos de arrefecimento e lubrificantes, ou óleo hidráulico, tem um grande impacto na qualidade de fabricação em operações de usinagem. Os sensores de pressão da Balluff ajudam a garantir que a qualidade da superfície de suas peças seja consistentemente alta. Nossos sensores de pressão oferecem grande flexibilidade de montagem e são simples de usar, já que estão equipados com caixas de conexão e uma tela rotativa. Seu invólucro de aço inoxidável robusto permite a instalação durante o processo. Equipado com o IO-Link, os sensores de pressão transmitem seus valores diretamente ao controlador para uma regulagem precisa.

    Monitoramento de pressão em diferentes meios

  • Medição dos níveis do processo em diferentes meios

    Em uma máquina ferramenta, refrigerantes e lubrificantes devem estar sempre disponíveis em quantidade e reserva suficientes. Os sensores capacitivos BCS da Balluff são os sensores de limite ideais para esses meios. Seja em contato direto ou sem contato, eles fornecem resultados exatos e detectam os níveis mínimo e máximo através da parede do contêiner ou com o uso de adaptadores. Eles compensam umidade, espuma e depósitos de qualquer tipo, mesmo através de paredes de vidro e plástico de até 10 mm de espessura. Isso permite que eles monitorem de forma confiável os níveis de líquidos refrigerantes e lubrificantes.

    Medição dos níveis do processo em diferentes meios

Montagem: Garantindo qualidade e rastreabilidade

Numerosas peças individuais são montadas, passo a passo, e inspecionadas no final para atender aos mais altos padrões de qualidade. Diferentes versões de motor, às vezes, passam pela mesma linha de montagem. Mesmo os modelos com motor de combustão e acionamento elétrico são freqüentemente produzidos na mesma linha. A multiplicidade de processos e variáveis torna a rastreabilidade e os controles de qualidade essenciais aqui. Isso pode ser feito usando a ampla experiência da Balluff: nossos sistemas RFID coletam informações de várias etapas de produção de maneira rápida e confiável. Nossa linha de produtos de visão de máquina garantem a qualidade automatizada em andamento, e nossas SmartLights oferecem maneiras flexíveis de indicar estados e condições de operação.

Exemplos de aplicação na montagem

  • Documentar automaticamente dados de produção e qualidade

    Para ter certeza de que todas as etapas de trabalho nas plantas de montagem estão documentadas de forma confiável e sem intervalos, escolha um sistema RFID da Balluff. Aparafusados diretamente ao bloco do motor, os suportes de dados acompanham o motor durante todo o processo de montagem. À medida que o produto chega a cada estação individual, um cabeçote RFID lê e complementa todos os dados relevantes do produto e do trabalho. A documentação em tempo real torna seus processos transparentes. A leitura e a escrita são automatizadas, de modo que nenhuma etapa manual é necessária e as possíveis fontes de erro são eliminadas. O sistema RFID de alta velocidade da Balluff é até 8x mais rápido que o padrão ISO 15693. Isso significa que até grandes quantidades de dados podem ser processadas em um tempo muito curto. Isso pode reduzir seus tempos de ciclo, enquanto suas taxas de rendimento aumentam.

    Documentar automaticamente dados de produção e qualidade

  • Automatizando a garantia de qualidade com câmeras industriais

    Na montagem dos sistemas de transmissão, as câmeras industriais realizam verificações de qualidade, como inspeções de geometria e integridade, e fazem isso de maneira mais rápida e confiável do que um humano. Entre as aplicações típicas estão a verificação dos O-rings para presença e assentamento correto. Graças à ferramenta Locator embutida, ela funciona de maneira confiável quando as peças passam pelo sensor em diferentes posições. Nossas câmeras industriais também lêem códigos de barra e DataMatrix, que devem ser usados com praticamente todas as partes do carro, devido à variedade de tipos e requisitos de segurança. As câmeras industriais são fáceis de integrar em sistemas de transporte e permitem 100% de inspeção em linha de peças e montagens. Além disso, eles são compactos e fáceis de usar como um sensor tradicional.

    Automatizando a garantia de qualidade com câmeras industriais

  • Visualizar sequências de produção

    Dado o número de etapas de montagem, é importante nunca perder a imagem completa. Com nossas SmartLight LED, você pode visualizar o status do seu processo de montagem com facilidade e flexibilidade. Você pode escolher entre o modo de luz de execução, segmento e nível, para que tendências e erros possam ser exibidos claramente a qualquer momento. Você também pode configurar as várias zonas da SmartLight individualmente para quantidade, tamanho e cor. As mudanças são fáceis de fazer em tempo real, sem a necessidade de ajustes mecânicos. Você pode escolher entre três diferentes tamanhos das torres de iluminação, e versões com uma opção de alarme sonoro estão disponíveis para feedback audível.

    Visualizar sequências de produção

  • Monitorando várias tarefas diferentes

    Muitas tarefas diferentes estão associadas à montagem dos sistemas de transmissão: Agrupamento de sinais, gravação e rastreamento de dados via RFID, comutação pneumática, indicação de estados operacionais usando SmartLights, etc. Um único mestre IO-Link pode atuar como um compressor de dados descentralizado para lidar com todas essas tarefas, eliminando a necessidade de módulos separados. Sensores e atuadores inteligentes são conectados através dele ao controlador. Isso permite a configuração de parâmetros e diagnósticos centralizados. O monitoramento de portas específicas com canal único da Balluff detecta curtos-circuitos, sobrecargas e quebras de cabos em cada porta. Esse grau de diagnóstico seletivo é único entre os módulos de E / S. Graças ao monitor, switch integrado e servidor web, os mestres IO-Link também são fáceis de usar. E com os hubs sensores / atuadores correspondentes, você também pode incorporar dispositivos binários ou analógicos.

    Monitorando várias tarefas diferentes

    1. Master IO-Link 2. Cabo Fieldbus 3. Cabo de energia 4. Sensor hub (16 entradas) 5. Interface IO-Link 6. SmartLight 7. Leitor RFID 8. Etiquetas RFID 9. Cabo de extremidade única M12, 4 condutores 10. RFID de extremidade única M12, 4 condutores