Solda, estampagem e união na indústria automotiva
Solda, estampagem e união na indústria automotiva

Solda, estampagem e novas tecnologias de união

As crescentes demandas de automação na indústria automotiva são um foco da Balluff. Quando se trata de estamparia, soldagem e tecnologias de montagem alternativas, oferecemos as melhores soluções para o avanço da automação de seus processos de produção usando tecnologia orientada para o futuro.

Solda: Monitore com confiança os processos de solda e aumente a disponibilidade da fábrica

O controle de qualidade começa durante o processo de manufatura. Somente desta forma você pode responder rapidamente às deficiências e evitar retrabalho e devoluções dispendiosas. Nossas SmartCameras inteligentes automatizam as inspeções visuais para garantir alta qualidade do produto, por exemplo, pontos de costura de solda. Desta forma, é fácil monitorar as condições do equipamento com as luzes sinalizadoras IO-Link SmartLight Balluff, a qual visualiza os sinais de saída dos sensores. Agora é possível reconhecer as irregularidades e tendências a tempo de evitar estados operacionais críticos.
A soldagem cria condições adversas: Faíscas e metal bem como a solda podem causar danos devido ao calor ou aderir aos sensores e cabos e afetar a funcionalidade dos mesmos. A Balluff possui uma ampla seleção de sensores imunes à solda com cabos e acessórios apropriados. Projetados com faces em aço inoxidável ou revestimento cerâmico, estes sensores são suficientemente robustos para uma vida útil longa quando usados diretamente na área de solda. A confiabilidade que eles oferecem nestas condições aumentam a qualidade e a disponibilidade do equipamento na produção. Nossos módulos de E/S e de rede otimizados para aplicações de solda também asseguram a transmissão confiável do sinal em campos com interferência eletromagnética.

Exemplos de aplicação para solda

  • Transmita sinais de forma segura em campos com interferência elétrica

    Nossos módulos de rede guarnecidos suportam de forma confiável respingos de solda, correntes de solda e campos de interferência eletromagnética. Eles estão disponíveis como IO-Link masters e hubs de sensor/atuador IO-Link, cada um com 8 portas IO-Link para 16 entradas e saídas. Cada entrada é à prova de curto-circuito; cada saída é protegida contra sobrecarga. O IO-Link permite criar uma arquitetura de sistema descentralizada diretamente na célula de solda. Os nós de rede equipados com IO-Link master se comunicam através da arquitetura fieldbus existente como Ethernet/IP, diretamente com o controlador principal ou com o dispositivo de controle na máquina. Uma ampla variedade de sensores inteligentes IO-Link, atuadores ou módulos de E/S podem ser conectados às portas IO-Link . Com o IO-Link, eles são facilmente configurados. Funções abrangentes e inteligentes de diagnóstico oferecem informações adicionais através de cabos industriais padrões, não blindados, de conexão rápida.

    Transmita sinais de forma segura em campos com interferência elétrica

  • Visualize os estados operacionais com facilidade

    Localizador produto

    A luz sinalizadora IO-Link SmartLight da Balluff oferece flexibilidade máxima na representação dos estados operacionais. Com o uso de um dos três modos disponíveis você pode visualizar tendências no processo e interferir diretamente, antes que surjam condições críticas. Você pode escolher entre o modo de segmento, nível e operação leve, ao mesmo tempo em que determina de forma individual o modo, as cores e as zonas em número, tamanho e definição de cor. E o melhor, as configurações podem ser alteradas durante a operação, uma vez que a SmartLight pode ser configurada a partir do controlador. Assim como todos os dispositivos IO-Link, nossa SmartLight pode ser conectada e instalada facilmente em seu sistema usando um cabo de sensor padrão.

    IO-Link SmartLight visualiza os estados operacionais

  • Comunicação sem peso

    Os robôs de solda tornaram-se indispensáveis ao processo de solda. Muitos sensores e atuadores são conectados às garras, o que pode afetar o movimento. Nossos componentes IO-Link economizam espaço e peso já que não necessitam de cabos multi-condutores. Tudo o que você precisa é um cabo industrial padrão tradicional. O IO-Link também garante imunidade a ruídos para dispositivos inteligentes, sem a necessidade de cabos blindados.

    Os componentes IO-Link ajudam na operação dos robôs de solda

  • Fonte de alimentação ideal

    Nossas fontes de alimentação Heartbeat inteligentes asseguram a confiabilidade e a alimentação eficiente. Sua construção totalmente encapsulada oferece proteção IP67 e tolera choque, vibração e contaminação pesada. A fonte de alimentação Heartbeat fornece informações contínuas sobre a condição interna da unidade: a carga atual, o nível de desgaste e a vida útil remanescente da fonte de alimentação são informados através da interface IO-Link e também visualizadas por LEDs. Estas funções permitem a manutenção preditiva do dispositivo e oferecem alerta antecipadamente, antes que ocorra uma falha. Você sempre sabe quando uma unidade precisa ser substituída e pode gerenciar os níveis de estoque de acordo.

    Fontes de alimentação Heartbeat inteligentes asseguram a confiabilidade e a alimentação eficiente

Estampagem: Minimize o tempo de parada e de configuração e garanta a remoção

A estampagem coloca uma carga sobre os sensores e as ferramentas. Os sensores e acessórios Balluff operam com alta confiabilidade, mesmo sob forças elevadas. Nossos componentes robustos permitem que você minimize o tempo de parada e reduza seus custos gerais.
O aumento na variedade de produtos exigem trocas de ferramentas frequentes e ajustes nos equipamentos. Contudo, quando a prensa para, os custos não param. Nossos acopladores indutivos simplificam as trocas de ferramentas transmitindo a alimentação e os sinais sem contato. Isto oferece maior flexibilidade e evita desgaste. Um ID armazenado no conjunto do sensor/atuador evita associações incorretas. Com os sensores IO-Link, os dados de parâmetro podem ser armazenados diretamente no IO-Link master, evitando assim o tempo necessário para inserir novamente os parâmetros. O sistema carrega os dados diretamente no dispositivo.

A remoção das peças estampadas sobre esteiras e correias transportadoras precisa ocorrer sem interrupção para que não surjam gargalos e também para proteger as ferramentas de estampagem contra danos. Nossas cortinas de luz e sensores indutivos informam imediatamente qualquer backup a fim de manter as peças em movimento de forma eficiente.

Exemplos de aplicação para estampagem

  • Troca rápida de ferramenta

    Nossos acopladores indutivos auxiliam nas trocas automáticas de ferramenta através da transmissão dos dados e da potência por uma caixa de ar sem qualquer contato mecânico. Isto minimiza os tempos de configuração da ferramenta e da pinça robótica, além de garantir alto tempo de operação. O sinal é transmitido novamente diretamente após as trocas de ferramenta para que a produção seja iniciada imediatamente. A associação correta é garantida por um ID armazenado no hub do sensor/atuador.

    Os acopladores indutivos minimizam os tempos de configuração para as trocas de ferramenta

  • Rastreamento eficiente

    Instale a identificação automática de tecnologia RFID para garantir que a ferramenta correta seja usada no momento certo em grandes linhas de prensas. Além disso, o sistema RFID pode coletar informações específicas sobre o produto, a produção e a qualidade. Os sistemas UHF Balluff oferecem as faixas de captura e classificações de alta proteção de que você precisa. A configuração dos parâmetros é fácil: use o botão Auto-Setup no leitor para iniciar o sistema rapidamente.

    Identificação automática com tecnologia RFID em grandes linhas de prensa

  • Acesso seguro à linhas de prensas

    Quando as trocas de ferramenta exigem que as ferramentas sejam movidas para dentro e fora das prensas nos trilhos, a área precisa ser protegida para evitar ferimentos. Nossos dispositivos de proteção sem contato detectam dedos, mãos ou corpos e param a máquina quando há perigo. Espelhos defletores protegem três lados da área.

    Dispositivos de proteção sem contato protegem as ferramentas de prensa

Novas tecnologias de montagem: Garantia de alta qualidade de forma consistente

A tendência em relação à construções de iluminação promoveu inovações no campo de tecnologia de montagem. Além de aços e metais leves e convencionais como alumínio, há um aumento no uso de aços de alta resistência e compostos de fibras. Operações de rebitagem, parafusamento e colagem têm sido feitas com estes materiais diferentes e cada processo necessita de inspeções de qualidade.
Em especial a colagem vem substituindo outras técnicas de união. Atualmente, um automóvel moderno tem cerca de 15 a 18 quilos de adesivo. Para-brisas e vigias colados tornaram-se comuns. Contudo, pontos fracos na colagem ou o uso do adesivo incorreto cria um risco de segurança. Os sensores Balluff ajudam a atender os seus altos padrões de qualidade.

Exemplos de aplicação para novas técnicas de montagem

  • Inspeção do cordão de cola

    Localizador produto

    Ao instalar para-brisas, os robôs aplicam um cordão de cola através de um bocal. Isto exige precisão máxima. Os sensores de visão Balluff verificam de forma confiável a qualidade do cordão de cola e identificam qualquer falha. Uma luz externa garante a iluminação adequada para o campo de trabalho.

    Os sensores Vision verificam de forma confiável a qualidade do cordão de cola

  • Inspeção de qualidade dos rebites auto-furantes

    O rebite auto-furante cria uniões sem carga de solda térmica. A fim de garantir a consistência da qualidade dos rebites, inspeções regulares devem verificar se a furação e o gabarito estão em ordem. Nosso Sensor de visão Balluff detecta automaticamente se uma furação ou gabarito com defeito está prestes a ser usado. Isto permite responder imediatamente.

    Inspeção de qualidade dos rebites auto-furantes

Informações adicionais

Listas de aprovações Manuais de projetos, listas de aprovações e informações do projeto

Mobilidade Eficiência e qualidade desde o tamanho de lote 1

IO-Link Com IO-Link para melhoria do processo de qualidade

Alta durabilidade Máxima confiabilidade em setores industriais difíceis

Segurança Segurança da máquina com a qualidade Balluff

Machine Vision Processamento de imagens industriais – soluções completas a partir de uma única fonte