IO-Link
IO-Link

Falamos IO-Link – em todos os setores da produção

A comunicação IO-Link assegura transparência para todas as áreas da automação. Em todos os setores – logística, serviço, fabricação, montagem, teste e embalagem. E para cada uma das aplicações – fluido, identificação, medição de deslocamento ou reconhecimento de objetos, pois IO-Link permite uma comunicação contínua desde o nível de campo até a nuvem.

A Balluff fornece soluções IO-Link com sensores de alta capacidade e a melhor tecnologia IO-Link para redes distribuidoras e interligação. Soluções inovadoras da Balluff, como Safety over IO-Link ou a coluna de sinalização com LEDs, mostram de forma marcante como a tecnologia IO-Link possibilita máquinas e sistemas inteligentes e processos de fabricação eficientes. A Balluff leva o IO-Link em todas as áreas e com todos os princípios de atuação, gerando vantagens com IO-Link em todos os setores da produção, em cada uma das máquinas:

  • A instalação de IO-Link é fácil
  • IO-Link aumenta a disponibilidade das máquinas
  • IO-Link possibilita uma manutenção orientada por necessidade
  • IO-Link torna a operação mais eficiente

Segurança com IO-Link

A segurança tem prioridade. Para aumentar a eficiência dos conceitos de segurança e integrá-los no sistema de comando da planta, desenvolvemos um módulo E/A seguro: o Safety-Hub da Balluff, a primeira solução integrada de segurança por meio da comunicação IO-Link. Safety over IO-Link é integrada facilmente, reage rapidamente e pode substituir o painel de comutação. Safety over IO-Link estabelece a ligação entre as técnicas de automação e de segurança por meio de comunicação até o último ponto. A interface IO-Link fornece detalhes sobre sensores e atuadores, além de informações relevantes à segurança.

SmartLight IO-Link

As colunas de sinalização com LEDs SmartLight da Balluff mostram, através de um amplo espectro flexível de cores diferentes, estados operacionais como temperatura, nível de abastecimento da planta ou também a posição de um dispositivo deslizante por meio de um sistema de medição de deslocamento. Neste processo, o estado atual é indicado na escala de cores para fácil leitura. Todas as cores podem ser definidas individualmente pelo sistema de comando. A atribuição das diversas cores procede com poucos comandos, sem necessidade de alterações mecânicas na coluna de LEDs. Assim, graças ao IO-Link, modificações são possíveis também com o sistema em funcionamento.

Nós falamos IO-Link

Balluff fala IO-Link em todas as áreas e com todos os princípios de atuação. Juntos aproveitaremos todas as possibilidades que a comunicação IO-Link oferece. Veja a seguir as múltiplas possibilidades concretas de utilizar IO-Link.

Exemplos de aplicação

  • Simplificar a topologia do distribuidor

    Comunicar sem interrupções e sem interferências

    Todos os dispositivos adquirem capacidade para IO-Link

    Sistemas modernos com robôs requerem um grande número de sensores – especialmente para o braço do robô que, devido à dinâmica e ao consumo próprio de energia, deve ter o seu peso o mais reduzido possível. Outra dificuldade é criada pelo cabeamento complexo com cabos de múltiplos condutores.

    Com IO-Link é diferente, pois para este padrão digital de comunicação basta um cabo convencional para uso industrial que é de fácil instalação. Sem condutores blindados, IO-Link garante proteção contra interferências também para equipamentos inteligentes.

    Desde Profibus/Profinet ou CC-Link/CC-Link IE-Field e Devicenet até Ethernet/IP e EtherCAT – nossos IO-Link Masters tornam IO-Link possível em qualquer sistema de comando. Afinal, IO-Link independe de fieldbus. Com IO-Link você reúne os mais diversos equipamentos em uma estrutura, de modo a solucionar com facilidade as tarefas mais complexas além da robótica, com a mais ampla margem de flexibilidade. Assim, a interface universal IO-Link integra equipamentos inteligentes no sistema de comando. Do mesmo modo, você integra sensores analógicos no sistema de comando, utilizando os nossos conversores analógicos IO-Link. Ou você os conecta simplesmente aos nossos hubs IO-Link que têm capacidade de digitalizar os sinais analógicos de entrada e de encaminhá-los ao IO-Link Master. Além disso, com o IO-Link Master é possível ativar atuadores como ilhas de válvulas. Para isto, você conecta a ilha de válvulas ao IO-Link Master, utilizando apenas o conector para manifold IO-Link. Aqui basta um cabo standard para estabelecer a funcionalidade completa.

    O hub para sensores IO-Link da Balluff agrupa os sinais de até 16 sensores ou atuadores. Os nossos hubs configuráveis em cascata merecem destaque especial, com porta de ampliação para conectar outro hub para sensores ou uma ilha de válvulas. Quando estes hubs são configurados em cascata com outro hub e conectados ao nosso IO-Link Máster 16 portas, um módulo transmite até 496 entradas/saídas.

  • Transmitir dados e energia sem contato

    Troca rápida de ferramenta

    Flexibilidade máxima, o raio do robô é ampliado para 360 graus

    Os acopladores indutivos são dispositivos muito úteis para a robótica, pois estes transmitem, sem contato, simultaneamente dados e energia através de um entreferro. Os seus benefícios? Substanciais – sob vários aspectos. Agora, o perigo de ruptura de cabo está definitivamente afastado. Elimina-se o acoplamento de conectores mecânicos e o robô ganha um raio de movimento contínuo de 360 graus.

    Nossos acopladores indutivos com IO-Link garantem trocas de garras rápidas e aumentam a disponibilidade do seu sistema, pois a transmissão do sinal continua imediatamente após a troca de garras, possibilitando a continuação da produção. Rapidez e flexibilidade na utilização facilitam frequentes mudanças de formato. Isso possibilita a produção eficiente também de pequenos lotes. Interessante neste contexto - sem desgaste mecânico, os acopladores indutivos dispensam manutenção.

    Estas unidades de separação rápida proporcionam uma maior margem de flexibilidade para os seus projetos de máquinas. Assim, componentes até agora de difícil acesso podem ser ligados facilmente com IO-Link, pois agora todos os dispositivos com capacidade para IO-Link são conectados sem contato e de modo flexível ao IO-Link Master e ao sistema de comando.

    Com os acopladores indutivos bidirecionais que transmitem dados em ambas direções, você pode ativar atuadores como ilhas de válvulas e simultaneamente coletar dados. Estas variantes suportam a funcionalidade completa de IO-Link, de modo que sensores e atuadores inteligentes possam ser parametrizados e diagnosticados sem contato.

  • Transparência total de dados o tempo todo

    Posicionar as peças de trabalho na montagem

    Diagnóstico inteligente aumenta a confiabilidade

    Geração e transporte de processamento de dados são indispensáveis no ambiente de Indústria 4.0. Sensores inteligentes in loco ganham uma importância cada vez maior. Os nossos sensores eletrônicos multifuncionais registram os estados operacionais reais, coletam e processam informações e via IO-Link, eles fornecem um volume de dados muito além do mero sinal de comutação.

    O sensor multifuncional BOS 21M ADCAP com luz vermelha é ideal para posicionar as peças a serem trabalhadas na montagem. Para selecionar sempre a funcionalidade mais adequada, via IO-Link você pode alternar confortavelmente entre quatro modos sensores. Assim, você utiliza sempre o método de reconhecimento mais confiável para cada tarefa.

    O sensor também transmite simultaneamente os dados de diagnóstico. Com isso, a avaliação do valor de emissão de luz disponibilizado permite que uma crescente contaminação do sensor seja detectada. Assim as rotinas de manutenção e limpeza podem ser estabelecidas para assegurar a limpeza dos sensores antes de que possam ocorrer falhas. Além disso, você tem certeza que os sensores continuam sempre corretamente ajustados após cada limpeza.

    O BOS 21M ADCAP, porém, sabe fazer mais - ele monitora continuamente a intensidade da luz e a claridade do feixe luminoso do LED para eliminar praticamente toda possibilidade de falhas de comutação. Além disso, a função de contador incorporada, com vários modos de contagem e reset, possibilita um controle de quantidades sem dispêndio adicional de programação no sistema de comando.

    Para as suas tarefas de detecção mais complexas oferecemos os nosso laser eletrônico High Precision BOS 21M HPL com uma série de funções adicionais. Utilizando diferentes modos de reconhecimento e avaliação, este High Performer tem capacidade de detectar com grande precisão os objetos mais complicados e os menores detalhes.

  • Para alta qualidade de fabricação

    Monitorar os meios de processo

    Substituição de sensores com Plug-and-Play: Alta disponibilidade das máquinas

    Sensores de pressão são indispensáveis nas tarefas de monitoramento de fluídos de processo como agentes de refrigeração e lubrificação, óleos hidráulicos e de sistemas pneumáticos. A pressão do sistema influencia, por exemplo, a qualidade da superfície na usinagem das peças. Contínuos e exatos reajustes da pressão se tornam possíveis com os nossos sensores de pressão IO-Link que transmitem, sem interrupções, os seus valores de medição ao sistema de comando.

    Também dentro do próprio centro de usinagem, você obtém ótimos resultados com os sensores de pressão. Sensores de pressão monitoram o percurso do movimento de fixar a ferramenta e a peça de trabalho, assegurando uma fixação segura dentro da máquina de torneamento.

    Os sensores de pressão IO-Link são parametrizados através do sistema de comando, possibilitando a sua instalação diretamente no local de atuação, mesmo em locais de difícil acesso. Na melhor posição em termos de técnica de medição e ideal em relação ao projeto da máquina. Isto garante resultados rápidos e precisos. E reduz os seus custos, pois as dispendiosas instalações mecânicas de tubulações hidráulicas podem ser reduzidas ao mínimo necessário.

    Os sensores de pressão IO-Link asseguram a maior disponibilidade das suas máquinas. Uma substituição de sensor ocorre com simples Plug-and-Play, uma vez que os dados do sensor substituído são assumidos automaticamente pelo IO-Link Master.

    Dependendo das suas necessidades, você pode escolher entre sensores de pressão IO-Link com display e transmissores de pressão IO-Link sem display. Desta maneira, você sempre obtém a solução melhor e mais econômica.

  • Maior flexibilidade nunca foi mais simples

    Visualização simples de situações de funcionamento

    Uma lâmpada. Muitas funções. Aplicação ilimitada

    Ainda não são previsíveis todas as exigências da Smart Factory. Mas para a visualização da sua automação, você hoje já tem acesso a um dispositivo IO-Link moderno, de aplicação quase sem limites que prepara você para o futuro.

    A luz de sinalização com interface IO-Link proporciona uma flexibilidade antes inimaginável, pois com a SmartLight da Balluff você pode representar detalhadamente os estados operacionais e ainda reconhecer tendências e desenvolvimentos com facilidade. São três diferentes modos de funcionamento que a SmartLight possui para estas tarefas: a indicação dos mais variados sinais de cor em três segmentos de livre configuração (modo segmentado); a indicação de variações de cores para indicar valores de medição como nível de abastecimento, posição ou temperatura (modo de nível); e uma luz móvel automática com cores de fundo e de primeiro plano configuráveis (modo de luz móvel). E a principal vantagem: você pode mudar para qualquer dos modos com o sistema em pleno funcionamento, pois a SmartLight é configurada simplesmente através do sistema de comando. Pode esquecer as complicadas reformas de lâmpadas de sinalização convencionais. E, ao contrário dos sistemas antes disponíveis no mercado, você determina individualmente as cores e as zonas nas suas quantidades, dimensões e tonalidades de cor.

    E além disso: instalar e conectar a SmartLight, como todos os dispositivos IO-Link, é fácil - você usa um cabo para sensores de três condutores para conectar a SmartLight ao seu sistema e para estabelecer a sua funcionalidade plena.

  • Monitoramento de condição confiável: alta qualidade do produto

    Temperaturas constantes em tratamentos térmicos

    Sensor diretamente instalado no local da ação

    Se seu processo de tratamento térmico for uma têmpera por incandescência ou por indução, a confiabilidade da temperatura não pode faltar. O monitoramento da temperatura durante o processo de têmpera é de extrema importância para não danificar a peça e para garantir a qualidade exigida para o produto. Os nossos sensores, em robustas carcaças de aço inoxidável M30, executam esta tarefa sem contato, com a confiabilidade necessária. Trabalhando em uma faixa de temperatura de 250 até 1250°C, os sensores detectem os objetos quentes, mesmo em movimento. Isso possibilita que os nossos sensores de temperatura reduzam substancialmente a duração do processo.

    O coeficiente de emissão é um valor importante no processo de aquisição sem contato de temperaturas. Você pode programar este coeficiente por teach-in, pressionando teclas, caso a temperatura do processo seja conhecida. A aplicação de um sensor com configuração simples resulta em um menor tempo para preparação e setup da máquina.

    O meio físico IO-Link permite a instalação ideal de sensores sem contato também em locais sem acesso, uma vez que agora você realiza a parametrização remota de todas as funções pelo sistema de comando, pois os parâmetros podem ser atualizados e gravados a qualquer momento através da comunicação.

    Além disso, este padrão de comunicação oferece o diagnóstico contínuo. Simultaneamente e a qualquer momento, você pode consultar, através da interface IO-Link, o status do dispositivo. As informações fornecidas pelo sensor via IO-Link sobre as condições do ambiente podem ser registradas, bem como os valores de temperatura, em tempo real.

  • Medir linearmente as posições de forma contínua e sem contato

    Monitorar o processo de fixação no sistema da máquina

    A mais alta segurança de processo – também para ambientes industriais severos

    Nos centros de usinagem, fusos de ferramenta precisos e compactos, cilindros de travamento e trocadores de ferramenta desempenham um papel central no processo de trabalho. Por esse motivo é tão importante o monitoramento confiável e livre de desgaste do processo de fixação em andamento dentro do sistema da máquina.

    Esta tarefa exigente você supera facilmente com o nosso sistema indutivo IO-Link de posicionamento. Ele dispõe de um princípio de medição absoluta e transmite um Out-of-Range-Bit adicional. Com isso, o sistema de comando dispõe da informação de que o alvo saiu da área de medição, aumentando a confiabilidade. Adicionalmente, até três sinais de comutação podem ser ajustados e um registro interno de temperatura é possível. Elevada linearidade e precisão de repetibilidade também proporcionam resultados confiáveis.

    Ao mesmo tempo, você estabelece a mais alta segurança de processo e qualidade de automatização com o sistema de medição sem contato em uma carcaça totalmente fundida, e isso também em ambientes industriais severos. Outra vantagem é a compatibilidade eletromagnética muito boa. E você pode utilizar o nosso sistema IO-Link indutivo de posicionamento com muita flexibilidade. Mesmo em condições de pouco espaço, é de fácil integração devido às suas dimensões compactas.

    Trabalhando com sinais IO-Link digitais, o sistema de posicionamento é imune a interferências, mesmo com os cabos sem blindagem que utiliza. Graças a IO-Link, você economiza um cartão de entrada analógica.

  • Soluções completas de identificação para sistemas de transferência

    Coletar dados de modo automatizado

    Aumenta a qualidade do produto, otimiza o processo

    Quando se trata de rastreabilidade de peças na automação, não há alternativas melhores do que o RFID, pois estes sistemas de comando automático coletam e documentam todos os dados em tempo real. Eles tornam rastreáveis cada um dos passos da produção, cada material utilizado e cada meio operacional, possibilitando correções já durante o processo em andamento. Através desta transparência abrangente, o RFID cria as condições para otimização de processos e, ao mesmo tempo, elevada qualidade do produto.

    Para transmissão rápida de dados, tempos de ciclo curtos e elevada segurança de dados em todas as aplicações, oferecemos o nosso robusto processador BIS V. Ele permite a operação mista das mais variadas tecnologias RFID, LF, HF e UHF. Por isto, um único tipo de processador é suficiente para resolver qualquer problema que você quiser resolver. Para utilização fora da indústria, este High Performer está disponível com compatibilidade eletromagnética perfeita e para todos os sistemas fieldbus usados mundialmente.

    O BIS V oferece quatro portas, parametrizáveis independentemente uma das outras, e permite a operação simultânea de até quatro cabeças de leitura/escrita. Adicionalmente, você pode ligar à porta IO-Link Master os sensores e atuadores com capacidade para IO-Link ou um hub para sensores com até 16 sensores. Com isto, você agrupa, da maneira mais simples, os dados de sensores em qualquer tecnologia de rede. Você racionaliza a sua estrutura de rede, economizando tempo e custos.

    Como alternativa, você também pode utilizar sistemas de identificação IO-Link. Tão simples como ligar um sensor ao IO-Link Master, sem necessidade de processador. Resultado final: IO-Link torna a rastreabilidade de peças especialmente econômica.

  • Mudança rápida de parâmetros, descarte mínimo

    Automatizar as mudanças de formato

    Reagir de maneira mais rápida e flexível às mudanças das exigências

    Devido a lotes cada vez menores, a sua produção precisa estar em condições de reagir cada vez mais rápido às mais variadas exigências dos clientes. E isto de modo flexível, uma vez que a alimentação de material, o processamento e a embalagem requerem diferentes formatos.

    Posição e distância dos pontos de ajuste, como esteiras de transporte e trilhos guia, precisam ser ajustados novamente em dependência de cada formato de produto. Utilizando sistemas de posicionamento para os ajustes de formato, você reduz o tempo necessário para mudar o formato, a qualidade do produto melhora, e o descarte é minimizado.

    Os nossos sistemas de medição linear, magnetostritivos com interface IO-Link proporcionam a consulta de posição absoluta de alta precisão e rápida dos ajustes individuais de formato. A construção robusta em carcaças impermeáveis cria resistência contra contaminação, choques e vibrações. Mesmo em condições ambientais extremas, você lucra com uma elevada disponibilidade das máquinas e da planta. Pela consulta simultânea de várias posições com um sistema de posicionamento, você diminui os custos da integração e economiza dinheiro.

    Com IO-Link, você aproveita várias vantagens ao mesmo tempo: A integração no sistema de comando e a mudança dos parâmetros pelos protocolos definidos são simples e rápidas. Com simples Plug-and-Play você consegue uma pronta mudança de sistema. E sem ciclo de referência, este sistema sem desgaste com um comprimento máximo de medição de até 4572 mm, fica pronto de novo para funcionar imediatamente.

  • Manuseio simples, versátil na utilização – econômico!

    Medição de posição com precisão absoluta

    Monitorar continuamente as posições durante o movimento

    Se outros sistemas de medição de percurso forem excessivamente grandes, lentos, imprecisos ou inflexíveis – o sistema de medição absoluto BML SL1 é confiável. Realiza a medição onde você precisa, como no exemplo, levando uma elevada precisão absoluta das posições e do ponto final. Desenvolvido internamente para tarefas de medição e posicionamento, é muito rápido, altamente preciso e pode ser utilizado em qualquer setor, além de ser compacto, o que facilita a integração. Sua operação é simples e extremamente econômica. Sua interface IO-Link integrada oferece a você uma flexibilidade especial.

    E, com IO-Link, o sistema de medição pode ser integrado com facilidade. Configuração e o ajuste de formato também são realizados rapidamente com este padrão de comunicação, pois todos os parâmetros podem ser introduzidos a partir de um ponto central. Com o IO-Link é possível receber informações sobre posições e visualizá-las facilmente pelo controlador. Com o IO-Link você monitora a posição alvo e controla continuamente as posições durante a movimentação.

    Com o BML SL1, você aproveita simultaneamente as vantagens de um sistema de medição de fita magnética e as da interface mais inovadora do mundo dos controladores.

  • O conceito simples para tarefas industriais

    Controle de qualidade conforme as suas especificações individuais

    Com IO-Link bem preparado para Indústria 4.0

    Para uma produção moderna e flexível, a nossa SmartCamera com interface fieldbus e IO-Link oferece um amplo espectro de aplicações. Ela inspeciona a qualidade das peças fabricadas, inclusive das suas etapas de fabricação, verificando, por exemplo, se dimensões, distância, posição e orientação estão corretas ou se a totalidade das peças está presente e se as peças estão sem defeito. Com isso, você pode detectar e corrigir a tempo quaisquer falhas de processo em cada uma das etapas da produção. Você evita rejeição de lotes e reduz os custos posteriores.

    Para assegurar um fluxo ideal da produção, é possível integrar outros sistemas de sensores através da interface IO-Link para uma solução global e para deixar você bem preparado para os desafios da Indústria 4.0.

    Através da interface IO-Link Master é possível indicar também, por exemplo, estados de controle do processo – diretamente sem comando SPS – por meio da nossa luz de sinalização IO-Link SmartLight. A SmartCamera inaugura um gerenciamento inteligente de dados e proporciona um armazenamento moderno de informações.

    Todos os dados são formatados corretamente e transmitidos ao sistema superior de comando. Neste processo, o software de fácil operação assegura um teach-in simples e rápido de todas as tarefas conforme suas especificações individuais. O software completo, com ajuda online e interface gráfica, meios auxiliares para ferramentas e manual, já se encontra integrado.

    É evidente que você pode esperar imagens brilhantes. Adicionalmente, com a nossa SmartCamera, você estabiliza o processo de produção inteiro. Pois somente a nossa SmartCamera pode ser configurada de modo que apenas as informações relevantes ao comando ainda circulem através do distribuidor de processo. Todos os demais dados são encaminhados a um distribuidor Gigabit Ethernet separado. Isso minimiza a carga de dados e protege o seu distribuidor de processo.

  • Gestão automatizada de ferramentas com RFID

    Administrar ferramentas de modo automatizado

    Todas as ferramentas sempre visíveis

    Há mais de 30 anos, robustos sistemas RFID para automação industrial da Balluff asseguram a qualidade das ferramentas utilizadas e seu aproveitamento ideal. Para isso, fornecemos sistemas que, para o controle CNC de máquinas fresadoras e de centros de usinagem, sempre disponibilizam os dados corretos sobre as ferramentas.

    Por meio de RFID, é possível atribuir para cada ordem de trabalho prevista a ferramenta correta à máquina correta. Com isto, cada ferramenta individual é conduzida automaticamente pela produção, testada e – se necessário – retrabalhada e devolvida. O RFID assegura a identificação inequívoca de cada ferramenta utilizada, uma vez que esta se torna inconfundível pela identificação única do tag ligado de modo definitivo ao suporte da ferramenta. Você pode solicitar via IO-Link a exibição de todos os dados relevantes à ferramenta no sistema de comando. Isso possibilita uma elevada qualidade de usinagem e um aproveitamento ideal das ferramentas. A gestão de ferramentas, baseada em RFID, contribui desta maneira para uma maior geração de valor agregado.

    A Balluff fornece sistemas de baixa frequência (LF) e de alta frequência (HF) os quais, com a sua variedade de tags e cabeças de leitura/escrita, solucionam as mais variadas aplicações também em condições difíceis de utilização. Ao longo dos anos, o nosso BIS C de baixa frequência se consolidou como padrão. Com o nosso BIS M de alta frequência, grandes volumes de dados podem ser processados. E, se for conveniente trabalhar tanto com LF quanto com HF, as nossas soluções possibilitam também uma operação mista confiável com as duas frequências. Porque nós oferecemos até um processador independente de frequências que abrange várias tecnologias.

  • Troca de informações e transporte de dados através de todos os níveis

    Safety over IO-Link

    IO-Link fornece detalhes do sensor/atuador, assim como informações seguras

    A automação moderna não existe sem robótica. A robótica, porém, requer segurança para viabilizar a interação rápida entre homem e máquina. A técnica de segurança, portanto, é essencial para a robótica: Somente com ela podem ser realizadas aplicações rápidas com Pick-and-Place.

    Com o nosso conceito, você utiliza soluções que durante anos funcionaram com precisão e segurança. O destaque especial é que estas soluções também são de fácil implementação. Pois a técnica de segurança da Balluff oferece as vantagens de IO-Link.

    Safety over IO-Link é de fácil integração e reage com rapidez. IO-Link comunica até o último metro, de modo que você pode utilizar detalhes do sensor/atuador como também informações seguras. Isto viabiliza o intercâmbio de dados seguro e flexível, assim como o transporte de dados através de todos os níveis.

    Para a integração, você apenas liga o módulo E/A seguro ao IO-Link Master. A este sistema, aberto para o nível dos sensores, você pode conectar praticamente todos os dispositivos de segurança e pode agrupar os sinais de sensores binários standard. A parametrização ocorre de modo centralizado através do sistema de comando. As informações relevantes à segurança são transmitidas diretamente através do Master ao sistema de comando.

  • Para a interação rápida entre o homem e a máquina

    Proteção confiável das pessoas

    Tornar os pontos de risco seguros, economicamente

    As nossas cortinas luminosas de segurança representam uma solução econômica para tornar seguros os pontos de risco. Estes dispositivos de segurança, atuando sem contato, detectam com segurança dedos, mão ou corpo e param todos os movimentos perigosos das máquinas. Com isto, você providencia uma proteção confiável das pessoas e evita a construção de cercas protetoras, podendo aproveitar melhor o espaço disponível. Ao mesmo tempo, você lucra com uma elevada proteção contra manipulações. Com esta finalidade, você simplesmente conecta a grade de luz ao módulo E/A seguro, que está ligado ao IO-Link Master. A função de segurança está estabelecida. Ao mesmo tempo você reduz custos. Pois a técnica de conexão é padrão M12.

    Para alimentar o robô com material de modo confiável, as nossas cortinas luminosas de segurança também podem ser utilizadas em eclusas de material, assim realizando aplicações de muting. Ali, a função de segurança é desativada temporariamente durante o transporte do material através do campo de proteção. Mesmo assim, a segurança é mantida quando uma pessoa entra na área de segurança sem prévia autorização.

    Em último caso, você aciona o comando de parada por meio do botão de emergência para deter assim o movimento perigoso. O nosso botão de emergência é fácil de montar e versátil na utilização. A sua carcaça compacta cabe nas mais variadas maquinas e em muitos sistemas. A sua classe de proteção o torna ideal para ambientes com pó e água.

  • Livres de desgaste com proteção contra manipulação

    Segurança para as pessoas e instalações

    Monitoramento direto da posição do robô e do ponto final em caso de metal

    Os nossos sensores indutivos de segurança proporcionam segurança para pessoas e instalações. Eles registram, sem contato, a aproximação de objetos metálicos e fornecem os sinais seguros necessários sobre posição e ponto final. Deste modo, você monitora robôs e suportes de peças de trabalho com segurança. Diferentemente das chaves de segurança convencionais, os sensores indutivos de segurança não precisam de nenhuma contra-peça especial. Assim, o monitoramento direto de posição do robô e ponto final do suporte metálico da ferramenta pode ser solucionada facilmente. Você simplesmente liga os sensores ao módulo E/A seguro, o qual agrupa todos os sinais e os encaminha via IO-Link Master para avaliação.

    Proteção de acesso solucionada economicamente

    A nossas chaves de segurança tipo Reed proporcionam a proteção de acesso isenta de desgaste. Esta solução econômica é resistente a deslocamentos de portas e robusta no funcionamento. Outro ponto positivo - com um distanciador, a instalação se torna realizável até em ambientes ferromagnéticos.

    Com fortes vibrações

    Para exigências mais severas, sensores de segurança com codificação por transponder são inevitáveis. Assim, os nossos sensores de segurança RFID garantem um monitoramento seguro de portas de proteção expostas a fortes vibrações. Você se beneficia de estágios elevados de codificação e – associada a estes – alta proteção contra manipulação. Pois os transponders RFID passivos podem ser identificados de modo inequívoco.

    Estes sensores, insensíveis à contaminação e com uma ampla faixa de resposta, são ideais para portas emperradas ou sem guia exata. Os sensores oferecem muita flexibilidade na montagem. Para economizar ferragens adicionais para as portas, versões com fixação magnética integrada estão disponíveis.

  • Sensores para pneumática e hidráulica

    Segurança para dispositivos de fixação

    Solução All-in-One para conexão de sensores e atuadores – com separação galvânica

    A segurança no dispositivo de fixação do suporte da ferramenta é garantida pelo no nosso hub configurável para sensor/atuador com separação galvânica. Esta solução All-in-One oferece a possibilidade de conectar tanto sensores quanto atuadores a um módulo. A mensagem de retorno sobre a posição dos cilindros ocorre através do segmento sensor. Ao mesmo tempo, você pode desligar o segmento atuador com segurança por meio de um circuito de segurança, comutável separadamente, uma vez que o hub IO-Link para E/A está dividido em dois segmentos com separação galvânica.

    Para interromper a tensão de alimentação do segmento atuador com segurança, você precisa de um aparelho externo de segurança. Então, com o módulo podem ser realizadas funções de segurança até SIL2 conforme EN62061. Vale a pena tomar conhecimento para a utilização: A robusta carcaça de IP67 é especialmente indicada para ambientes severos. IO-Link e LEDs de status possibilitam o diagnóstico.

    Você também monitora, de modo confiável, a qualidade do sinal IO-Link. Com o módulo, você pode operar até oito entradas e saídas digitais. Em caso de interrupção da ligação IO-Link, as saídas assumem estados previamente definidos que são mantidos até o restabelecimento da ligação IO-Link. Em função deste estado inequívoco da máquina, você pode continuar produzindo sem ciclo de referência quando a ligação estiver restabelecida, economizando um tempo valioso.

  • Para as condições extremas no ambiente de soldagem

    Transmitir sinais com segurança em campos de interferência elétrica

    Arquitetura descentralizada do sistema na célula de soldagem

    Para as condições extremas no ambiente de soldagem, a Balluff fornece módulos robustos para a transmissão segura de sinais. Os nossos módulos resistentes à solda, com corpo em plástico reforçado por fibra de vidro, lidam de forma confiável com respingos de solda, correntes de soldagem e campos de interferência eletromagnética.

    Estes módulos, de fácil instalação, estão disponíveis como IO-Link Master e hubs de sensores/atuadores configuráveis com IO-Link, cada um com 8 portas IO-Link para 16 entradas e saídas. Todas as entradas são resistentes a curto-circuitos, todas as saídas estão protegidas contra sobrecarga. Adicionalmente, os nossos hubs de sensores/atuadores configuráveis com IO-Link dispõem de uma porta de ampliação para conectar mais hubs de sensores/atuadores configuráveis com IO-Link, de modo que você possa utilizar até 30 entradas e saídas. Assim, a implementação de soluções fieldbus inovadoras se torna bem flexível.

    A eficiente conexão ponto a ponto IO-Link permite estruturar uma arquitetura de sistema descentralizada na célula de soldagem, fora do painel de distribuição. Nós de rede, equipados com um IO-Link Master, se comunicam via Ethernet/IP diretamente com o sistema de comando ou com o módulo de comando da máquina.

    É possível conectar às portas IO-Link os mais variados sensores inteligentes ou módulos E/A com interface IO-Link. Com isto, você usa estruturas simples e muito mais flexível. Além disso, a transmissão dos parâmetros é simples. O diagnóstico contínuo assegura um monitoramento confiável. E os cabos industriais de baixo custo com três condutores sem blindagem permitem um cabeamento rápido.

  • Condition-based Maintenance e Condition Monitoring

    Alimentação de tensão ideal para o funcionamento sem interferências

    Para o funcionamento sem interferências

    Para uma alimentação de tensão confiável e eficiente, as nossas fontes de alimentação IO-Link Heartbeat convencem pela sua qualidade e longa vida útil. Fabricadas com componentes de alta qualidade, elas oferecem uma tensão de saída regulada com baixa ondulação residual.

    Convencem especialmente pela bem elaborada capacidade de diagnóstico que apoia a manutenção preventiva, manutenção de condição e monitoramento de condição, no contexto de Indústria 4.0.

    O monitoramento permite verificar qual o estado, nível de estresse e vida útil, tudo isso via IO-Link. Você recebe informações confiáveis sobre a atual carga elétrica e térmica, o grau de desgaste e o tempo de vida restante da fonte de alimentação. Adicionalmente, você pode visualizar isso no local pelo indicador de status. Para isso, os LEDs de três cores funcionam como um semáforo.

    Via IO-Link, você solicita informações adicionais detalhadas sobre diagnóstico e status do equipamento, parâmetros operacionais e histórico, de modo a visualizar esses dados no sistema superior de comando e diagnóstico. Com isso, você sabe a qualquer momento quando um dispositivo precisa ser substituído, aumentando assim a disponibilidade do sistema.

    Desenvolvidas especialmente para a automação, as fontes de alimentação podem ser integradas perfeitamente no seu sistema de comando. O seu formato construtivo extremamente estreito numa carcaça de IP20 permite a instalação dentro do armário de distribuição para uma otimização dos recursos. Também estão disponíveis variantes em IP67 para alimentação de módulos em estruturas descentralizadas, diretamente no local do consumidor.

Saiba mais sobre Balluff IO-Link -

SmartLight Indicator Tecnologia inovadora para montagens e acabamentos

Human Machine Interfaces: SmartLight Uma luminária, três funções

Indústria 4.0 Competência concentrada para automação industrial

Tecnologia de rede industrial Redes distribuidoras com IO-Link

Safety over IO-Link Segurança com a qualidade Balluff