Conceitos modulares de comando com IO-Link
Conceitos modulares de comando com IO-Link

IO-Link – a USB para a automação industrial

A interface universal IO-Link com protocolo próprio e IO-Link Master revolucionam a automação industrial como a conexão USB revolucionou o mundo dos computadores. Da mesma maneira que todos os dispositivos USB podem ser conectados a qualquer porta USB, todos os dispositivos IO-Link podem ser utilizados com qualquer IO-Link Master: IO-Link, nos moldes de USB, portanto, é uma interface padronizada para todos os dispositivos, com instalação simples e abrangência total de funções. O que transforma este padrão de comunicação, com o seu protocolo IO-Link, em uma tecnologia para uma produção interligada e inteligente, e constitui uma componente importante para a indústria do futuro.

Do cabeamento paralelo ao protocolo fieldbus

A substituição do cabeamento paralelo pela utilização do fieldbus foi um avanço enorme para a automação industrial, pois o protocolo fieldbus superou com sucesso as enormes despesas de instalação do cabeamento paralelo que utilizava cabos de cobre de alto custo e reduziu os custos de modo significativo. Por um lado, a utilização do fieldbus requer menos mão de obra pela eliminação de muitos conjuntos de cabos paralelos, reduzindo a quantidade de condutores que precisam ser instalados. Isto significa uma economia adicional de material e espaço. Por outro lado, o cabo fieldbus liga os componentes de diversos níveis e permite um sistema sem armário de comando.

Armadilhas do protocolo fieldbus

Mas os cabos fieldbus também apresentam as suas ciladas, apesar do seu protocolo não ser mais elétrico e as despesas com cabeamento serem várias vezes menores, pois os cabos possuem um baixo nível de sinal, são propensos a falhas, menos flexíveis e, devido à blindagem, mais caros.

IO-Link: simples e flexível

Os pontos fracos do protocolo fieldbus passaram à história com a introdução de IO-Link. Ao sistema IO-Link pertencem o IO-Link Master, mais um ou vários dispositivos IO-Link, ou seja sensores e atuadores. O IO-Link Master é a interface para o sistema de comando (SPS) e assume a comunicação com os dispositivos IO-Link conectados. A interface utiliza cabos industriais padrão com três ou quatro condutores. Estes são altamente flexíveis e adequados para muitos ciclos de flexão. Como padrão, três condutores servem para a comunicação entre os dispositivos e o IO-Link Master e fornecem a tensão de alimentação. Estes condutores são fáceis de conectar, bastante econômicos e as conexões são padronizadas com conectores M5, M8 ou M12.

IO-Link: universal e inteligente

Através do protocolo universal IO-Link, você pode recorrer a um padrão estabelecido para integrar os mais diversos dispositivos de modo simples e inteligente. Agora, o monitoramento de processos, a parametrização e a análise de falhas de dispositivos IO-Link ocorrem no sistema de comando. Desta maneira, IO-Link da Balluff garante conceitos de comando extremamente flexíveis e a comunicação dos dispositivos através de diversos níveis. Com esta versatilidade, simplicidade e capacidade, IO-Link pode ser denominado a interface universal – USB – da automação.

Configuração paralela de dispositivos diversos

O acesso direto a todos os dispositivos IO-Link no distribuidor por UDP (User Datagram Protocol) possibilita a configuração paralela de dispositivos diversos no mesmo distribuidor. Pela função Multi Window do software do Device Manager, é possível configurar e diagnosticar diferentes dispositivos ao mesmo tempo. O IO-Test do sistema executável pelo software e as configurações de parâmetros sem CLP possibilitam um comissionamento significativamente mais rápido do sistema. De modo paralelo à comunicação SPS, é possível transportar dados de processo, de parâmetros e de diagnóstico sem influenciar o ciclo do processo SPS. Esta comunicação ocorre continuamente com todos os dispositivos IO-Link no distribuidor. O IO-Link Device Manager pode ser utilizado em todos os módulos Profinet e Ethernet/IP Master da Balluff.

Nós falamos IO-Link

O amplo portfólio IO-Link da Balluff abrange sensores de diversos princípios de funcionamento, assim como um espectro sem concorrência de tecnologia de interligação e distribuição. Com isso, IO-Link da Balluff suporta todos os protocolos correntes de fieldbus: com sistemas fieldbus como Profibus, Profinet, Ethernet-IP, Devicenet, CC-Link e EtherCAT comunicamos através de IO-Link em todos os setores – para colocação em funcionamento rápido, sequências ideais dos processos, elevada conectividade, assim como uma segurança de planejamento maior possível e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para os conceitos de comando desejados. As nossas soluções com IO-Link estão ajustadas com precisão às suas necessidades.

Saiba mais sobre Balluff IO-Link

IO-Link Device Manager Configuração paralela de dispositivos diversos

Indústria 4.0 Competência concentrada para automação industrial

Tecnologia de rede industrial Redes distribuidoras com IO-Link

Safety over IO-Link Segurança com a qualidade Balluff