Módulos do distribuidor
Módulos do distribuidor

Tecnologias fieldbus - para uma performance de alto rendimento

Uma produção cada vez mais rápida, mais flexível, mais eficiente e mais versátil requer comunicação contínua entre o sensor e a rede. Assim, o volume de dados cresce no interior dos processos de fabricação. Por esse motivo, na automação industrial é necessário utilizar componentes que disponibilizam estas informações. Do mesmo modo, é necessária uma infraestrutura que transporte os dados através de todos os níveis. A tecnologia fieldbus resolve estes problemas. A moderna transmissão de dados através de sistemas fieldbus como Profibus, Profinet, EtherCAT, CC-Link ou Ethernet IP em combinação com IO-Link criam as condições perfeitas para preparar a sua produção às exigências de Indústria 4.0.

O que é um fieldbus?

A primeira geração da tecnologia fieldbus foi desenvolvida nos anos 80 para substituir o cabeamento paralelo, utilizado até então. O fieldbus substitui os conjuntos paralelos de cabos por um único cabo fieldbus. Quando vários dispositivos transmitem dados através de um único cabo, deve estar definido, de modo inequívoco, qual dos dispositivos (identificação) comunica que dados (valor de medição, comando) em que momento (iniciativa). Protocolos normatizados tornam isso possível. Hoje há muitos sistemas fieldbus diferentes com propriedades diferentes estabelecidos no mercado. Desde 1999, os sistemas fieldbus estão padronizados mundialmente na norma IEC 61158 (Digital data communication for measurement and control - Fieldbus for use in industrial control systems).

Sistemas fieldbus e IO-Link

O protocolo fieldbus simplifica o cabeamento, economiza tempo durante o planejamento e a instalação, gerando economia de custos. Na combinação com IO-Link, a tecnologia fieldbus destaca as suas vantagens ainda mais. Através de IO-Link, o fieldbus atinge uma taxa de dados mais alta e o protocolo é melhor aproveitado. Os sistemas se tornam menos vulneráveis às interferências e mais flexíveis na utilização. Além disso, os custos são reduzidos, uma vez que o sistema dispensa blindagens. Um sistema IO-Link consiste em vários dispositivos: um IO-Link Master, sensores e atuadores inteligentes, compatíveis com IO-Link, os quais são ligados ao IO-Link Master. Se for necessário integrar sensores e atuadores analógicos, hubs para sensores/atuadores tornam isto possível. IO-Link utiliza para isso os cabos industriais standard com três ou quatro condutores. Estes são altamente flexíveis e adequados para muitos ciclos de flexão. Eles são fáceis de conectar, bastante econômicos e as suas conexões são padronizadas.

Nós falamos IO-Link

O amplo portfólio IO-Link da Balluff abrange sensores de diversos princípios de funcionamento, assim como um espectro sem concorrência de tecnologia de interligação e distribuição. Com isso, IO-Link da Balluff suporta todos os protocolos correntes de fieldbus: Com sistemas fieldbus como Profibus, Profinet, Ethernet-IP, Devicenet, CC-Link e EtherCAT comunicamos através de IO-Link em todos os setores – para colocação em funcionamento rápida, sequências ideais dos processos, elevada conectividade, assim como uma maior segurança de planejamento e economia. Com a Balluff como fabricante de tecnologia de sensores e provedor de muitos anos de soluções para a automação industrial, você está preparado para o futuro e para Indústria 4.0. Saiba mais sobre os sistemas fieldbus.

Tecnologias de fieldbus

  • Módulos de rede para Profibus

    Produção moderna baseada em comunicação eficiente de campo e processo

    Sendo fornecedora de soluções, a Balluff oferece uma ampla variedade de componentes para a aplicação ideal do Profibus. A tecnologia madura de fieldbus auxilia a fabricação moderna de modo confiável há muitos anos. Independentemente do fabricante do comando, dispomos da solução ideal para o seu caso.

    Você irá se beneficiar da comunicação de campo e de processo eficiente com cabeamento simples, da pronta instalação através da montagem direta em seu equipamento e da possibilidade de poder realizar conversões simples. E tudo isso em ambientes industriais severos. Nossas soluções Profibus são compatíveis com o IO-Link. Isso significa que você se beneficia diretamente de todas as vantagens do IO-Link. Assim aumenta a sua eficiência com tecnologia de conexão avançada, da Balluff.

    As particularidades

    • diagnósticos contínuos: sem falha do sistema
    • parametrização central: recolocar os equipamentos em operação rapidamente
    • ganho de tempo e economia de custos
    • ampliação simplificada das instalações e segurança de investimento em função da normalização IEC 61158/EN 50170
    Módulos de rede para Profibus
    Soluções IO-Link com Profibus

  • Módulos de rede para Profinet

    Rápido, econômico e robusto na automação industrial

    O fato da automação industrial ter evoluído de maneira significativa em razão do Profinet é evidente. Pois o Profinet permite conectar os acionamentos e a tecnologia de segurança diretamente à rede.

    O sistema que trabalha em base de Ethernet é significativamente mais rápido do que o Profibus, mas pode ser combinado com ele sem maiores problemas. O mesmo se aplica para a conexão com IO-Link. Você economiza tempo e dinheiro e a Connectivity garante a otimização da qualidade do processo.

    Com os nossos módulos de rede, o Profinet é totalmente integrável - desde o nível de controle até o acionamento. Também em ambientes severos.

    As particularidades

    • liberdade de instalação, cabeamento simples, diagnósticos contínuos e parametrização centralizada através de conexão com IO-Link
    Módulos de rede para Profinet
    Soluções IO-Link com Profinet

  • Módulos de rede para CC-Link

    Implementar topologias de controle de alto desempenho com produtos de uma única fonte

    Com as suas propriedades de fieldbus normatizado, CC-Link integra os mais diferentes componentes de automação dos mais diversos fornecedores. O CC-Link já é a tecnologia de fieldbus dominante na Ásia. A Open-Network é apoiada pela conexão de parceiros CLPA CC-Link representada por mais de 1000 empresas em todo o mundo.

    Como um sistema efetivo e integrado, o CC-Link garante seus requisitos. Aproveite o nosso portfólio abrangente e de alta qualidade e implemente suas topologias de controle de alto desempenho com produtos de uma única fonte.

    As particularidades

    • para ambientes severos: invólucro robusto de fundição integral
    • diagnóstico potente identifica as áreas problemáticas de maneira inequívoca
    • transferência constante de dados, mesmo em caso de grandes quantidades de dados
    • comando em tempo real confiável
    • é possível programar os comandos através da rede
    • é possível desconectar e conectar estações de rede durante a operação
    • é possível restaurar automaticamente estações de rede
    Soluções IO-Link com CC-Link

  • Módulos distribuidores para CC-Link do campo IE

    Enfrentar os desafios da automação com módulos altamente funcionais e práticos

    Enfrentar os desafios da automação com módulos altamente funcionais e práticos. Em todas as áreas da comunicação industrial se aplica: as tecnologias de fieldbus e de rede devem atender aos requisitos de uma comunicação cada vez mais eficiente.

    Simultaneamente, a comunicação deve ser a mais uniforme possível. Especificamente em relação às tarefas de automação na região asiática, a Balluff foi capaz de unir a comunicação em nível de máquina e instalações com a comunicação sensor/atuador: Por um lado, os módulos de rede BNI para CC-Link IE/Field para o nível das instalações e por outro, a ligação direta com o nível dos sensores/atuadores.

    Para a conexão perfeita dos sistemas I/O no módulo de rede aberto, determinista e de alta velocidade para CC-Link IE/Field, desenvolvemos módulos de fieldbus altamente funcionais e viáveis. Em vista de suas consideráveis opções de parametrização e diagnóstico, esta nova geração supera todas as anteriores.

    As particularidades

    • classe de proteção IP67
    • invólucro de fundição maciça
    • Display, LEDs e acesso SLMP integrado (Seamless Message Protocol) para diagnóstico e parametrização
    Módulos distribuidores para CC-Link do campo IE
    Soluções IO-Link com CC-Link IE/Field

  • Módulos de rede para Devicenet

    Componentes de rede ideais no uso eficiente do devicenet

    A Balluff auxilia com toda a gama de tecnologia de rede de alto desempenho para que você possa facilmente selecionar seus componentes de rede ideais. Para as aplicações nos EUA, disponibilizamos então todos os módulos para uma utilização eficiente do Devicenet.

    Independentemente do fabricante do comando, nosso portfólio fornece um programa de Networking e Connectivity abrangente e avançado. Consistentemente orientado para suas necessidades, ele não deixa nada a desejar fora do armário de controle. Assim é possível decidir-se por uma combinação eficiente entre campo e processo, ganhar tempo e economizar custos.

    As particularidades

    • instalação simples, pronta montagem, conversão rápida
    • independente do fabricante do comando
    Módulos de rede para Devicenet
    Soluções IO-Link com Devicenet

  • Módulos de rede para Ethernet/IP

    Nosso padrão de tecnologia de rede para alto desempenho do sistema

    A alta eficiência não é realizável sem uma rede otimizada. Oferecemos um programa abrangente Ethernet/IP para o seu sistema de alto desempenho. Como um padrão globalmente reconhecido para tecnologia de rede, este já substituiu o Devicenet em muitas áreas. Pois a tecnologia baseada em Ethernet funciona significativamente mais rápida e permite a integração da tecnologia de acionamento.

    Além disso, os nossos módulos de rede para Ethernet/IP são caracterizados pela elevada facilidade de utilização. Somente com os módulos Ethernet da Balluff é possível bloquear endereços IP e protegê-los contra alterações involuntárias. Isso aumenta a sua segurança e simplifica a manutenção.

    As particularidades

    • ganho de tempo e economia de custos: instalação rápida e integração simples nas redes existentes
    • substituição simples do módulo através de plug de endereço inovador
    Módulos de rede para Ethernet/IP
    Soluções IO-Link com Ethernet/IP

  • Módulos de rede para EtherCAT

    Tecnologia eficiente para máxima flexibilidade

    Desempenho excepcional, baixos custos, topologia flexível e manuseio simples – estas são as vantagens da tecnologia Ethernet industrial EtherCAT. Ela permite flexibilidade total: desde a escolha livre da topologia, a possibilidade de acoplar e desacoplar aparelhos e segmentos durante a operação, até a redundância de linhas da topologia em anel.

    O EtherCAT é adequado tanto para arquiteturas centralizadas quanto descentralizadas e é compatível com comunicações master/slave, master/master e slave/slave. Além disso, é possível integrar fieldbuses subordinados.

    Aproveitando-se a infraestrutura existente, o nível da fábrica também é abrangido de maneira ideal pelo EtherCAT Automation Protocol. Ideal com os nossos módulos de rede.

    As particularidades

    • Suporte de até 65 535 participantes com até, respectivamente, 100 m de distância
    • padrão internacional desde 2007
    Módulos de rede para EtherCAT
    Soluções IO-Link com Ethercat

Saiba mais sobre Balluff IO-Link

Indústria 4.0 Competência concentrada para automação industrial

Tecnologia de rede industrial Redes distribuidoras com IO-Link

Safety over IO-Link Segurança com a qualidade Balluff