Monitoramento de processo garante produtividade

Os dados de máquina podem ser decisivos quando se trata de eficiência e qualidade na fabricação. Para implementar a manutenção preditiva, reparo ou trabalho de substituição, é essencial ter informações sobre a condição dos sensores, a cadeia de processo e as peças de trabalho. Os sensores Balluff fornecem essas informações para ajudá-lo a monitorar a condição de suas plantas de produção. Desta forma, você ficará de olho nos dados da sua máquina.

Monitoramento de máquinas (catálogo PDF)

O monitoramento contínuo de processos permite que você controle e utilize adequadamente os recursos de produção, ao mesmo tempo em que economiza seu dinheiro. Nossos sensores não apenas fornecem informações sobre o controle do sistema. Eles também coletam os dados da máquina que servem como informações em sistemas de nível superior: para logística e aquisição, atividades de serviço planejadas, monitoramento de processo estático e, em geral, para fins de documentação.

Os sensores de processo Balluff e os sistemas desenvolvidos para monitoramento da máquina podem ser instalados diretamente no sistema de produção desejado ou simplesmente instalados posteriormente. O portfólio da Balluff distingue entre sensores e sensores capazes de realizar diagnósticos para monitoramento de processo. Os primeiros monitoram suas próprias condições, enquanto os sensores para monitoramento de processos são projetados para verificar condições ambientais, como pressão ou temperatura.

Sensores indutivos com auto-diagnóstico

Sensores indutivos têm sido usados há muito tempo em aplicações industriais para detectar objetos metálicos. Mas, com o tempo, os sensores foram desenvolvidos para realizar várias tarefas de diagnóstico. Dependendo da versão, os sensores detectam curtos-circuitos nos cabos, danos à bobina do sensor ou então informam quando a distância até um objeto de detecção está dentro de um intervalo especificado.

No mercado de Siderurgia, os sensores DESINA conforme ISO 23570-1 são usados com freqüência. Esses sensores indutivos podem visualizar o status do sensor (autodiagnostico) por meio de uma saída de monitor adicional. Sensores de controle de sensor dinâmico, ou sensores DSC para curto, saída de comutação e sinais de erro, juntamente com mensagens de aviso e tendência. Os sensores fornecem uma imagem dos desvios de qualidade durante a produção em tempo real. Sensores indutivos com tecnologia IO-Link fornecem informações adicionais, como dados de temperatura do sensor. Os sensores indutivos oferecem muitas vantagens sobre os interruptores mecânicos: são sem contato, à prova de curto-circuito, resistentes à contaminação e sem desgaste.

Controladores de fluxo fornecem estabilidade térmica

Para que os processos de usinagem industrial possam obter a mais alta qualidade de produto possível, as máquinas e seus componentes devem manter uma temperatura ideal e definida.

Para garantir que a temperatura permaneça constante, nossos controladores de fluxo térmico oferecem monitoramento eficaz do processo. Eles medem o fluxo com tecnologia baseada no princípio calorimétrico. A temperatura do meio do processo, como água ou outro agente refrigerante, é levemente aumentada por um pequeno elemento embutido no sensor. Dependendo da velocidade do fluxo e da capacidade de aquecimento do meio, há uma breve e leve mudança de temperatura. Um sensor de temperatura integrado entrega os dados da máquina a uma unidade de processamento para análise. Os valores são comparados com um valor pré-definido e relatados por uma saída de sinal. Desta forma, os sensores de fluxo podem avisá-lo antes de uma máquina superaquecer.

Você pode integrar facilmente os controladores de fluxo térmico graças à sua carcaça compacta do sensor. Um tipo de sensor pode ser usado para uma variedade de diâmetros de tubo. Os sensores são de baixo desgaste e econômicos, pois estão associados apenas a uma leve perda de pressão. Eles também são adequados para aplicações severas com altas pressões de operação de até 100 bar.

Controladores de fluxo térmico para monitoramento de processo

Sensores de temperatura por contato

"Keep cool" é o lema da usinagem. À medida que as máquinas e seus componentes são resfriados, o meio no circuito de resfriamento aquece. Este calor deve ser dissipado para manter a temperatura da máquina constante. Para regular unidades de resfriamento, nossos sensores de temperatura fornecem valores de medição que podem ser enviados para sistemas de nível superior para monitoramento de processo. A temperatura é medida diretamente em meio líquido ou gasoso e saída como sinais analógicos ou pontos de comutação predefinidos. Os sensores de processo estão disponíveis com ou sem monitor rotativo, para que você possa atender aos seus requisitos de visibilidade ao instalá-los em várias condições de espaço.

Sensores de temperatura por contato para regulagem de unidades de resfriamento.

Sensores de pressão para monitoramento de processos em hidráulica.

Os sensores de pressão fornecem dados da máquina a partir de sistemas hidráulicos. Você também pode usá-los para monitoramento de processos e detecção de erros nos processos de produção. No processo de monitoramento de processos controlados hidraulicamente, a medição da pressão reflete a condição dentro do circuito de controle. As frequentes taxas de ciclo entregam uma grande quantidade de dados da máquina no menor período de tempo, de modo que os desvios dos níveis normais possam ser imediatamente identificados.

Os sensores de pressão também podem ser usados para medição de nível hidrostático de fluidos de processo. Eles detectam níveis que mudam lentamente para ativar o acionamento automático e a execução de processos de logística e aquisições. Isso tira o fardo dos funcionários e reduz o risco de escassez de estoque.

Sensores de pressão para monitoramento de processos

Fontes de alimentação Heartbeat® com função de diagnóstico

As fontes de alimentação Heartbeat® da Balluff geram energia para sensores/atuadores, controladores e também para Interfaces Homem-Máquina de forma confiável e eficiente. Desenvolvidas especialmente para aplicações desafiadoras, elas atendem aos mais altos requisitos de qualidade, longa vida útil e recursos de diagnóstico. As fontes de alimentação estão disponíveis em classes de potência de 60, 120, 240 e 480 W. Você pode regular a voltagem de saída, que tem uma ondulação muito baixa. A função Power Boost permite uma capacidade de reserva de 150% para as demandas de pico. Nossas fontes de alimentação Heartbeat® usam componentes da mais alta qualidade.

Um indicador LED de status de três cores fornece informações contínuas sobre a carga ou o equipamento atual. Graças ao monitoramento contínuo do processo interno, a unidade de fonte de alimentação fornece um aviso de interrupção antes que ocorra uma falha. O indicador também comunica a quantidade de tensão nos dispositivos internos e a vida útil restante da fonte de alimentação. Isso permite que você obtenha a maior vida útil possível da unidade. Versões da fonte de alimentação com o IO-Link podem indicar o consumo atual em qualquer momento para o monitoramento do processo. Qualquer aumento lento no consumo de corrente é detectado, o que pode ser causado por fatores de desgaste.

A pegada estreita das unidades de fonte de alimentação Heartbeat® no invólucro IP20 permite que elas sejam instaladas com eficiência e facilidade em gabinetes de controle, ocupando o menor espaço possível. As versões IP67 para alimentação de módulos no campo também estão disponíveis.

Fontes de alimentação Heartbeat® para automações exigentes

Fonte de Alimentação Heartbeat® com interface IO-Link

Identificação de ferramentas com RFID

O RFID é um componente importante do monitoramento de processos. A identificação de ferramentas usando essa tecnologia sem contato tornou-se indispensável para a produção moderna. O RFID possibilita o armazenamento de dados relevantes da máquina para a ferramenta (ou seja, informações específicas sobre a respectiva ferramenta) sem contato, em um portador de dados que é integrado ao porta-ferramentas. Isso garante uma identificação precisa da ferramenta em todas as etapas do processo.

Os sistemas de RFID industrial BIS C da Balluff (baixa frequência) ou BIS M (alta frequência) fornecem ao controlador CNC em fresadoras e centros de usinagem os dados corretos da ferramenta. Os parâmetros são continuamente registrados conforme a ferramenta é carregada e descarregada. Isso guia de forma confiável o uso subsequente da ferramenta. Além disso, o monitoramento da máquina com RFID permite documentar a quantidade de vida útil da ferramenta e otimizar seu uso de acordo. Isto é especialmente vantajoso na produção em série com tamanhos de lotes médios. A identificação de ferramentas também é usada cada vez mais para fins de logística e aquisição.

Para muitas empresas de usinagem, as ferramentas também são um componente relevante do gerenciamento de ativos. A manufatura moderna exige máxima transparência no monitoramento do processo. Esta é a única maneira de atender aos altos requisitos de flexibilidade e qualidade, mantendo os custos no mínimo. Isso faz da RFID uma tecnologia fundamental para rastreamento de ferramentas.

Sistema RFID Industrial BIS M (13.56 MHz)

Sistema RFID Industrial BIS C (70/455 kHz)

Exemplos de aplicações de monitoramento

  • Transparência total o tempo todo

    Posicionamento de peças durante a montagem

    Diagnósticos inteligentes aumentam a confiabilidade

    Quando se trata da Indústria 4.0, a geração, transporte e processamento de informações são partes indispensáveis ​​do processo. Isso torna os sensores inteligentes ainda mais importantes. Nossos sensores multifuncionais opto-eletrônicos registram condições reais de operação, coletam e processam informações. Via IO-Link, eles fornecem muito mais dados do que apenas o sinal de comutação. O sensor multifuncional BOS 21M ADCAP com luz vermelha LED é ideal para otimizar o posicionamento de suas peças de trabalho para a montagem. Para atender aos seus requisitos de funcionalidade, você pode usar o IO-Link para selecionar convenientemente entre quatro diferentes modos de sensor. Eles permitem que você utilize o melhor e mais confiável método de detecção, dependendo da sua aplicação. O sensor envia simultaneamente dados de diagnósticos. Agora você pode avaliar o valor de emissividade da luz e detectar o aumento da contaminação do sensor. Desta forma, os programas de manutenção e limpeza podem ser projetados de forma que o sensor seja limpo antes que ocorram avarias. Você também sabe se os sensores ainda estão otimamente ajustados após uma limpeza. Mas o BOS 21M ADCAP pode fazer ainda mais: ele monitora continuamente o feixe de luz transmitido pelo LED em busca de luminosidade e brilho, eliminando quase totalmente a comutação do sensor defeituoso. A função de contagem integrada com vários modos de contagem e reset também permite que o controlador verifique as quantidades sem nenhum esforço de programação adicional. Se os seus requisitos de detecção são ainda mais exigentes, a Balluff oferece um Laser de Alta Precisão fotoelétrico (BOS 21M HPL) com inúmeras funções adicionais. Graças a vários modos de detecção e processamento, este equipamento de alta performance também detecta objetos complexos e pequenos detalhes com precisão.

  • Mold-ID – Para melhor utilização da ferramenta

    Ao documentar automaticamente a utilização de moldes via RFID, você pode reduzir os tempos de inatividade não planejados. Um contador de fotos separado registra todos os ciclos de produção. Todos os dados estão disponíveis em um suporte de dados diretamente no molde ou no acoplamento múltiplo. Desta forma, você pode ver a condição do molde diretamente na máquina e ainda manter a atenção no ciclo de vida do molde atual.

    Características

    • Informação imediata sobre a condição do molde
    • Leitura móvel dos dados usando um smartphone leitor portátil RFID
    Otimização do uso de ferramentas com Mold-ID

  • Detecção de nível em tanques de armazenamento

    No processo de fabricação de cerveja, após a fermentação, a cerveja verde amadurece por mais um tempo em tanques de armazenamento antes de poder ser engarrafada. Os sensores de pressão Balluff BSP detectam com segurança o nível no tanque.

    Características

    • Carcaça em aço inoxidável IP69K, conforme normas FDA
    • Monitora a pressão hidrostática mesmo quando posicionado a uma curta distância do tanque
    • Disponível com IO-Link
    • Possibilidade de adaptação higiênica disponível
    Detecção de nível em tanques de armazenamento

Monitore suas máquinas

Descubra as possibilidades oferecidas pelo monitoramento de processos usando dados de máquina enviados via Ethernet TCP/IP para sistemas de TI de nível superior. Para informações adicionais, por favor utilize nosso formulário.