A Balluff amplia a sua matriz

A Balluff amplia a sua matriz

O novo edifício representativo na Plieninger Straße simboliza a dinâmica e a orientação ao futuro da Balluff. Os planos deslocados do edifício o integram nos arredores e oferecem vistas sempre novas das paisagens do entorno e da área da empresa. Imagem: Grüntuch Ernst Architekten

A nova "praça interna da feira" no edifício dos escritórios e do setor de desenvolvimento na Schurwaldstraße se destaca pela larga rampa central e constitui, junto com o novo refeitório e as ilhas verdes integradas, o espaço central para encontros do Campus onde os colaboradores, através de reuniões espontâneas, têm múltiplas oportunidades de intercâmbio. Imagem: Grüntuch Ernst Architekten

O compromisso com a região: A Balluff amplia a sua sede central na cidade de Neuhausen

A empresa especialista em automação industrial apresenta seus planos para a nova construção e ampliação da sua sede central em Neuhausen a. d. F. O início da construção está previsto para 2019. O novo Campus proporcionará postos de trabalho para um total de 1250 empregados.

> Dossiê de imprensa (arquivo zip)

Desde a sua fundação, há quase um século, a empresa especializada em automação industrial Balluff tem a sua sede central na cidade de Neuhausen a. d. F. No ano de 2013 já ficou previsível que o crescimento da empresa iria tornar insuficiente o espaço disponível nos edifícios da empresa. O primeiro passo seria a ampliação da área na Schurwaldstraße com prioridade de espaço para escritórios e logística. No ano de 2015, porém, o desenvolvimento de longo prazo da sede central da Balluff ganhou prioridade. Para obter projetos para soluções de maior diversidade e sustentabilidade, a empresa optou por um concurso de arquitetos. Da licitação em agosto de 2017 até a decisão se passaram apenas quatro meses. Nove escritórios de arquitetura apresentaram seus projetos, e no começo do mês de dezembro os onze juízes da comissão de premiação optaram, com unanimidade, pelo projeto do escritório Grüntuch Ernst Architekten. O conceito de dois estágios abrange a ampliação da sede principal existente na Schurwaldstraße por um edifício inovador para escritórios e para o setor de desenvolvimento e um espaço representativo com um centro integrado para clientes e treinamentos na Plieninger Straße. O conceito foi apresentado ao Conselho Municipal da cidade de Neuhausen no mês de Janeiro. O início da construção do edifício para escritórios e desenvolvimento está previsto para 2019. Este projeto de construção representa para a Balluff um dos maiores investimentos na história da empresa.

Abranger o futuro com a arquitetura

As duas construções novas representam um reordenamento da central existente da Balluff, uma vez que diferentes setores da empresa, atualmente distribuídos em vários locais dentro da cidade de Neuhausen, são integrados em um Campus. O novo prédio de escritórios e desenvolvimento na Schurwaldstraße, como eixo central, constitui um forte centro do novo Campus. O edifício com uma altura de até doze metros e o seu formato de pavilhão lembra a tipologia de um local técnico de produção.

Uma rampa central larga que é uma rua interna, zonas de comunicação abertas assim como o novo refeitório da empresa oferecem espaços centrais de encontro para os colaboradores da Balluff.

O visitante, ao chegar, terá seu campo de visão dominado pela ampliação da sede central da empresa na Plieninger Straße em função da sua marcante dinâmica arquitetura. A nova construção apresenta um formato externo reservado, oferecendo ao mesmo tempo no seu interior um conceito inovador, alternando espaços fechados introvertidos e áreas de comunicação extrovertidas. O novo prédio com uma área construída de 1100 metros quadrados abrange espaços para conferências, eventos, escritórios e reuniões. "Ambos edifícios seguem ideias parecidas, do ponto de vista de arquitetura: a mudança entre setores formais de escritórios e espaços informais de movimentação, inspiração e interação para formação de equipes e cooperação,“ diz Armand Grüntuch, sócio do escritório de arquitetura Grüntuch Ernst em Berlim.

Mundos modernos do trabalho

A nova construção é a consequência do crescimento contínuo do Grupo Balluff. Com mais de 3600 colaboradores no mundo e um faturamento global de 378 milhões de Euros no ano de 2016, a empresa especializada em automação tem estado no rumo do crescimento por muito tempo. Só nos últimos cinco anos, o número de empregados na cidade de Neuhausen aumentou em aproximadamente 38 por cento para mais de 1000 colaboradores. A construção nova e a ampliação oferecem a possibilidade de concentrar os postos de trabalho a longo prazo no Campus. Isto reduz as distâncias para o trabalho e o trânsito. "Este é o conceito que ilustra de modo ideal o nosso crescimento e a nossa orientação futura: mundos modernos de trabalho que promovem a comunicação e a colaboração nos projetos e que proporcionam espaço para o trabalho inovador“, justifica a escolha Katrin Stegmaier-Hermle, diretora executiva da Balluff.

Compromisso com a cidade de Neuhausen

Com nais de 1000 empregados na unidade de Neuhausen, a Balluff é um empregador importante na cidade e na região. Como empresa de liderança em Indústria 4.0, a especialista em automação industrial garante empregos de alto valor para o longo prazo. O fato de realizarmos investimentos no desenvolvimento da nossa matriz , representa também, após quase 100 anos de história da empresa, um compromisso claro com a comunidade de Neuhausen“, diz Katrin Stegmaier-Hermle. "Desde o começo, sempre houve intercâmbio. Atribuímos grande valor a esta colaboração aberta e estreita." Também para a comunidade de Neuhausen, a nova construção é motivo de alegria. "É motivo de grande alegria que a empresa Balluff, através desta nova construção, renove o seu compromisso com a cidade de Neuhausen. A nova construção, ficando visível de longe, representa uma enorme oportunidade para a empresa se posicionar, e para a nossa comunidade onde certamente será um monumento de arquitetura e urbanização. A empresa Balluff simplesmente pertence a Neuhausen – e para nós é um motivo de orgulho“, acrescenta o prefeito Ingo Hacker.

 

Sobre a empresa Balluff

Fundada em 1921 em Neuhausen a. d. F., a Balluff, com seus 3.600 colaboradores mundo afora, é sinônimo de tecnologia inovadora, qualidade e experiência em todos os setores da automação industrial. Como especialista líder em tecnologia de sensores e automação, a empresa familiar, já em sua quarta geração, oferece um portfólio abrangente de soluções inovadoras para as tecnologias de sensores, identificação e redes, assim como soluções sistêmicas integradas.
No ano de 2016, o grupo Balluff registrou um faturamento de cerca de 378 milhões de Euros. Além da sede central da empresa em Neuhausen a. d. F., a Balluff dispõe de locais de distribuição, produção e desenvolvimento em todo o mundo e possui 37 subsidiárias e outras representações em 68 países. Isto garante aos clientes uma disponibilidade rápida de produtos em todo o mundo, bem como consultoria e serviços de alta qualidade, diretamente no local.