A Balluff integra duas empresas no seu grupo empresarial

A Balluff integra duas empresas no seu grupo empresarial

Balluff incorpora duas empresas no grupo

A família Balluff está crescendo e ampliando sua expertise em digitalização com a incorporação de duas empresas.

A iss innovative software services GmbH, de Stuttgart, e a Matrix Vision GmbH, de Oppenweiler, agora fazem parte da especialista em sensores e automação com sede em Neuhausen auf den Fildern, Alemanha.

Neuhausen a.d.F. – 14 Setembro 2017 – A Balluff está estendendo seu know-how em digitalização com a aquisição de não uma, mas duas empresas: a empresa de software de Stuttgart, a iss innovative software services GmbH (iss), e a pioneira em soluções de visão, Matrix Vision GmbH (MV), de Oppenweiler, perto de Stuttgart, agora fazem parte da especialista em sensores e automação. Os contratos foram assinados em julho e agosto após quase seis meses de negociações. 160 funcionários se juntarão à empresa familiar com a manutenção das instalações de Stuttgart-Vaihingen e Oppenweiler.

Aquisições fortalecem o alinhamento estratégico

As duas novas empresas fortalecem as principais competências da Balluff em dois campos principais: desenvolvimento de software e soluções de visão. A sua integração representa, assim, um elemento fundamental no alinhamento estratégico do grupo. De acordo com o diretor geral Florian Hermle: "Associar nossa tecnologia de rede com a expertise de software das duas empresas aumentará particularmente nossa capacidade de fornecer soluções de automação integradas a partir de um provedor. O know-how da iss e da Matrix Vision e de seus funcionários nos ajudarão a aproveitar com maior rapidez as oportunidades de crescimento na área de digitalização ao mesmo tempo em que ampliando nosso portfólio nas áreas de hardware e software”.

Fortalecendo a expertise em software

A iss é especializada em ferramentas, sistemas de testes, processos e padronização de desenvolvimento de software. Assim como a Balluff, o principal grupo de clientes da empresa, fundado em 1996 e com 60 funcionários, é o setor automotivo. Dentro do Grupo Balluff, a iss assumirá o papel de especialista em software, já que a empresa tem grande experiência em sistemas integrados para a indústria automotiva. "Nós já temos 25 desenvolvedores de software em nossa equipe, mas estamos nos concentrando em expandir de maneira consistente nosso conhecimento em digitalização e precisamos de pessoal mais qualificado para isso. Para ser mais específico, buscamos desenvolver plataformas abertas de software que serão cada vez mais necessárias no futuro, para oferecer aos nossos clientes soluções integradas de automação", segundo Hermle.

"Estamos muito felizes por fazer agora parte do Grupo Balluff", diz Joachim Mettenleiter, um dos dois diretores gerais da iss. "A Balluff é, sem dúvida, uma das empresas que dita as tendências de digitalização no setor e estamos ansiosos para encarar as várias tarefas desafiadoras e fascinantes que temos pela frente. Estou confiante de que nos próximos anos poderemos avançar com nossos colegas do departamento de software da Balluff e fazer com que o grupo avance ainda mais no ambiente da indústria 4.0 ".

Ampliando o portfólio de soluções de visão

A Matrix Vision e o seu portfólio de produtos fortalecem o Grupo Balluff em uma área que até agora desempenhou um papel relativamente menor: sistemas de sensores baseados em câmera ou soluções de visão, como é conhecido no mercado. Fundada em 1986, a empresa e seus 100 funcionários são especializados no desenvolvimento e comercialização de dispositivos de captura de imagens, câmeras industriais padrão, sensores de vídeo e sistemas integrados e software na área de processamento de imagens industriais. "A Matrix Vision tem sido uma bem-sucedida parceira de desenvolvimento para nós nos últimos quatro anos", observa Hermle. "Um de nossos dois sistemas de sensores baseados em câmera é da Matrix Vision. Assim, já sabemos que nos adaptamos bem um ao outro e que nossas linhas de produtos são perfeitamente compatíveis." Softwares também possuem um alto status na Matrix Vision: cerca de 30 dos seus 100 funcionários estão envolvidos principalmente no processamento de imagens no setor industrial. Como Hermle explica: "A Matrix Vision nos permite ampliar nosso portfólio de produtos na área de sistemas de sensores baseados em câmera assim como nossa capacidade de desenvolvimento de software".

É uma opinião compartilhada por Uwe Furtner, direto técnico geral da Matrix Vision: "A Balluff e a Matrix Vision se complementam. Nos conhecemos muito bem ao longo de vários anos de cooperação com nossa parceria de desenvolvimento, além disso, nossos portfolios de produtos não se sobrepõem, mas sim se complementam perfeitamente". Furtner também identifica o excelente potencial da Matrix Vision no Grupo Balluff em termos de vendas e serviços para clientes. "Muitos de nossos clientes têm fábricas em todo o mundo e esperam o suporte local de seus fornecedores. Em algum momento, a Matrix Vision teria dificuldades nesse ponto, simplesmente em razão de nosso porte; mas com a rede mundial de serviços, vendas e logística que a Balluff traz, agora temos acesso a todo um conjunto de diversas possibilidades".

Em 2016, a Balluff aumentou as suas receitas em 3,3 por cento, chegando a 378 milhões de euros (ano anterior: 366 milhões de euros), e iniciou o primeiro semestre de 2017 de forma muito promissora com aumento de receita de 21,8%. Incluindo as novas aquisições, a Balluff emprega 3.550 pessoas em 37 locais em todo o mundo. Ao passo que a Balluff adquiriu 100% em participação acionária da iss innovative software services, 25% das ações da Matrix Vision permaneceram com os antigos acionistas. Com mais de 300 desenvolvedores envolvidos com sistemas de sensores, soluções de identificação e rede de automação industrial em todo o mundo, na Balluff, a inovação contínua sempre foi considerada muito importante, visível pelo fato de que em 2016, 13,7 por cento da receita foi investido em pesquisa e desenvolvimento.

A Balluff integra duas empresas no seu grupo empresarial
Os diretores gerais das três empresas: Uwe Furtner, Erhard Meier (Matrix Vision), Florian Hermle, Katrin Stegmaier-Hermle, Michael Unger (Balluff), Michael Wäschle e Joachim Mettenleiter (iss). Foto: Balluff

Sobre a empresa Balluff

Fundada em 1921 em Neuhausen auf den Fildern, a Balluff, com seus 3.550 funcionários em todo mundo, é sinônimo de progresso, qualidade e experiência com abrangência de vários setores na automação industrial. Como especialista líder na técnica de sensores e automação, a empresa familiar, na 4ª geração, oferece um portfólio abrangente de soluções inovadoras para as tecnologias de sensores, identificação e redes, assim como soluções sistêmicas integradas. No ano de 2016, o grupo Balluff registrou um faturamento em torno de 378 milhões de euros. Além da sede central em Neuhausen auf den Fildern, a Balluff conta com unidades de produção e desenvolvimento em todo o mundo, afirmando este posicionamento mundial através de 37 subsidiárias próprias. Isto garante aos clientes uma disponibilidade rápida de produtos em todo o mundo, bem como consultoria e serviços de alta qualidade, diretamente no local.

Sobre a empresa Matrix Vision

A Matrix Vision em Oppenweiler na região de Backnang, fundada em 1986, é um dos maiores fornecedores de componentes para processamento de imagens nos mercados de língua de alemã. Como pioneiro em machine vision, a empresa oferece um amplo espectro de frame grabbers, câmeras industriais, câmeras inteligentes, sensores de vídeo, embedded systems e software no setor de processamento industrial de imagens. Para aplicações especiais, a Matrix Vision, com os seus parceiros experientes, também desenvolve soluções específicas para clientes, de componentes individuais até unidades funcionais completas. A Matrix Vision emprega 100 colaboradores e gerou um faturamento de 15 milhões de euros no ano de 2016.

Sobre a empresa iss innovative software services

A iss innovative software services, fundada em 1996, oferece serviços de desenvolvimento de sistemas de software (por ex. aplicações de bancos de dados, ambientes de desenvolvimento ou aplicações da web), assim como prestação de serviços de engenharia no setor de técnica automotiva e de automação. O espectro das atividades abrange planejamento estratégico, análise, conceito e projeto até a implementação. A iss innovative software services com 60 colaboradores alcançou um faturamento de quase 6 milhões de euros no ano de 2016.