Crescimento recorde do Grupo Balluff

Crescimento recorde do Grupo Balluff

Os diretores executivos Michael Unger, Florian Hermle e Katrin Stegmaier-Hermle

Os diretores executivos Florian Hermle, Katrin Stegmaier-Hermle e Michael Unger (da esq.) estão muito satisfeitos com o desenvolvimento do Grupo Balluff no ano de 2017.

A Balluff GmbH

Só na sede principal em Neuhausen, a Balluff criou 100 novos empregos nos últimos dois anos.

O crescimento acelerado do faturamento continua também no primeiro trimestre de 2018

Neuhausen a.d.F. – A Industrial Internet of Things (IIoT) proporciona muita satisfação na região de Filder: A elevada demanda por soluções de automação na indústria proporcionou um crescimento recorde ao Grupo Balluff no ano de 2017. Em conjunto com as duas empresas integradas durante o último exercício fiscal, a empresa especialista em sensores e automação de Neuhausen na região de Stuttgart aumentou o faturamento em 21,4 por cento para 459 milhões de Euros. No ano de 2016, o faturamento ainda foi de 378 milhões de Euros. Mesmo sem contar as duas empresas novas, com um aumento de 16 por cento, o faturamento teria estabelecido um novo recorde. "Que vamos superar a nossa meta de faturamento, estabelecida para 2019 em 500 milhões de Euros, já está assegurado – a questão é só quando exatamente“, diz a diretora executiva Katrin Stegmaier-Hermle na apresentação dos dados do balanço. O Grupo Balluff emprega 3600 colaboradores no mundo. Isto significa um aumento de dez por cento em relação ao ano anterior. 1300 destes colaboradores trabalham na Alemanha, só na sede central de Neuhausen entraram 100 novos colaboradores nos últimos dois anos.

"Este desenvolvimento, naturalmente, nos deixa contentes“, diz Stegmaier-Hermle. "Fornecemos com as nossas soluções a base para a digitalização na indústria e, portanto, atuamos em um segmento de crescimento absoluto. Mas, além disto, aumentamos a nossa participação no mercado – o que é motivo para nossa alegria.“ A lucratividade em relação ao faturamento melhorou de nove por cento no ano de 2016 para 10,5 por cento atualmente.

> Dossiê de imprensa (arquivo zip)

Demanda crescente de automação em muitos setores

A Diretora Executiva mencionou os cinco motivos do forte resultado: o desenvolvimento positivo do mercado mundial, crescimento particularmente forte em setores importantes como as indústrias de automóveis, embalagens, alimentos e bebidas assim como nos fabricantes de máquinas e sistemas industriais, a crescente demanda em geral da automação, a boa performance nos fornecimentos da Balluff e a integração em 2017 das empresas iss innovative software services e Matrix Vision no Grupo Balluff. As duas integrações contribuíram com cerca de 20 milhões de Euros para o crescimento do faturamento.

Stegmaier-Hermle também indicou um quadro totalmente positivo para o primeiro trimestre de 2018. O crescimento de aproximadamente nove por cento continua muito forte. A continuação do desenvolvimento positivo da economia e a carteira atual de pedidos causam otimismo para o ano 2018 dentro da Balluff. O Grupo Balluff encontra-se em uma posição sobre um financeira extremamente sólido: A quota de capital próprio de 76 por cento continua extremamente elevada e o rating bancário AAA+ é o mais elevado que uma empresa deste tamanho pode atingir. Além disto, a Balluff investe uma parcela muito elevada de 13,3 por cento em pesquisa e desenvolvimento para garantir o sucesso no futuro.

O diretor executivo Michel Unger menciona o objetivo geral: "Dobramos o faturamento do grupo nos últimos sete anos, queremos duplicar novamente o nosso faturamento nos próximos cinco a sete anos. Isto requer um desenvolvimento contínuo da organização. Agora é o momento de determinar os objetivos para o futuro – é o que fizemos.“ Unger apresentou a orientação da empresa com o foco definido pelas exigências das mais importantes indústrias principais. O Grupo Balluff agora está dividido em sete setores de negócio. Três deles consolidam todas as soluções para as indústrias principais Mobility, Packaging, Food & Beverage assim como Machine & Plant Engineering em uma respectiva unidade organizacional. Os outros quatro setores são Marketing & Sales, Technology, Supply Chain assim como Services, Finance & Quality.

Orientação consistente para o cliente

"O cliente está no foco da nossa orientação estratégica. As divisões industriais do nosso negócio asseguram que as exigências dos respectivos setores em relação a novos produtos e soluções são traduzidas em um portfólio relevante. Para a nossa área de desenvolvimento, isto resulta em uma orientação mais dirigida e mais rápida para as indústrias“, enfatiza Unger. "Agora implementamos esta nova orientação a partir de uma posição de força – e esta constitui a base para a continuação consistente do desenvolvimento da Balluff, para elevá-la ao próximo nível e para prepará-la para o futuro.

Transferência da experiência em automação à IIoT

O diretor executivo Florian Hermle faz um esboço deste futuro. A Balluff, atuando há mais de 50 anos em automação, tem direcionado esta experiência nas mudanças em direção à IIoT e hoje oferece todas as soluções necessárias, da captação de dados, e seu transporte até o processamento. A Balluff tem competência nas áreas de hardware, conectividade e na visualização de dados. Os dados criam transparência e revelam na produção que tipo de evento ocorre, em qual momento e por qual motivo. Hermle declara que a Balluff, no futuro, estará mais focada em software para poder fornecer as melhores soluções em automação a partir de uma única fonte. "Por este motivo, em 2017 integramos a empresa de software iss innovative software services de Stuttgart e a pioneira em Sistemas de Visão, a empresa Matrix Vision no Grupo Balluff. Este know-how nos ajuda a aproveitar de forma mais rápida as grandes oportunidades de crescimento na digitalização e a ampliar o nosso portfólio tanto no setor de hardware quanto na área de software“, diz Hermle confiante.

O objetivo seria reunir tecnologia, software e parceiros externos em um ecossistema aberto, aumentando assim a competitividade dos clientes, desde a integração, passando pela análise dos dados até o diagnóstico. Aqui, os parceiros externos poderiam ser especialistas Big-Data, fornecedores, produtores ou fabricantes de componentes. Isto resultaria em soluções que acompanham todo o processo de criação de valor, desde o gerenciamento de estoques e suprimentos, passando por gerenciamento de ativos até a manufatura inteligente, possibilitando processos mais eficientes. As soluções podem ser implementadas em uma máquina específica, em um parque de máquinas ou até mesmo na planta inteira. "Neste processo, o cliente sempre domina a situação e – ainda mais importante – ele é dono dos seus dados“, enfatiza Hermle.

Manufatura Inteligente da região de Filder

Um exemplo de aplicação é a utilização de moldes para fundição na indústria de automóveis. Neste processo, os fornecedores utilizam valiosos moldes para fundição, emprestados dos fabricantes, para produzir as peças. "Com os nossos conceitos de solução, os fabricantes podem solicitar, através da nuvem industrial, os dados de serviço do respectivo molde para fundição, supervisionar os intervalos de manutenção, a quantidade de peças produzidas e a temperatura média. Isto é apenas uma solução para apoiar os nossos clientes, passo a passo, na digitalização da sua produção e, por meio da transparência, no aumento da eficiência e da produtividade de sua produção“, explicou Hermle.

A Balluff aproveitou os últimos doze meses para continuar trabalhando em soluções de software. Hermle usa uma demonstração ao vivo para mostrar o estado atual do desenvolvimento. Todos os dados relevantes são representados em um painel de fácil visualização, através do qual o usuário pode atuar ou acessar diretamente sobre diferentes sistemas ou ferramentas individuais. Os dados chegam em tempo real do nível de campo, dos sensores e do sistema e podem ser consultados via nuvem. As informações podem ser reproduzidas por meio de aplicativo, em um computador ou com aparelhos industriais de leitura. Também na escolha dos canais de comunicação, os clientes dispõem de múltiplas possibilidades. "Desta maneira, o conceito possibilita a criação de dados, o transporte e o processamento de dados e, como novidade, agora também a interpretação dos dados resultante do software baseado em nuvem", disse Hermle. "Isto nos coloca no caminho direto à manufatura inteligente e comprova a nossa liderança na digitalização.“

Sobre a empresa Balluff

Fundada em 1921 em Neuhausen a. d. F., a Balluff, com seus 3.600 colaboradores no mundo, é sinônimo de tecnologia, qualidade e experiência em todos os setores da automação industrial. Como especialista em automação, a empresa familiar, já na sua quarta geração, oferece um portfólio abrangente de soluções inovadoras em sensoriamento, identificação e redes, assim como soluções sistêmicas integradas.

No ano de 2017, o grupo Balluff registrou um faturamento de cerca de 459 milhões de Euros. Além da sede central da empresa em Neuhausen a. d. F., a Balluff dispõe de locais de vendas, produção e desenvolvimento em todo o mundo e possui 37 subsidiárias e outras representações em 68 países. Isto garante aos clientes uma disponibilidade rápida de produtos em todo o mundo, bem como consultoria e serviços diretamente no local.