Registrar níveis de abastecimento de fluídos e matérias sólidas por meio de sensores

Deseja registrar os níveis de abastecimento de reservatórios com segurança? Para que você possa encontrar a solução adequada, responda as seguintes questões: Qual distância é necessária até o objeto? O sensor pode ter contato com o meio? Qual é o espaço disponível para a instalação? Quais são as condições do ambiente que precisam ser levadas em consideração (temperaturas elevadas, umidade, óleo, sujeira, etc.)? Confira como escolher a tecnologia correta.

Exemplos de aplicação

Sensores capacitivos registram, de modo confiável, o nível de abastecimento de granulados em recipientes. Para esta finalidade, são montados dois sensores em posições defasadas dentro do recipiente. Em caso de nível excessivamente baixo ou alto, um sinal é emitido. Com isto, você impede um abastecimento excessivo, evita que o abastecimento fique abaixo do nível mínimo e reduz a paralisação de máquinas. Sensores capacitivos podem ser montados de modo flexível e simples.

Sensores ultrassônicos registam, sem contato, a altura exata do abastecimento de um tanque. Com isto, você assegura que o processo de abastecimento ocorre de modo contínuo. Sensores ultrassônicos são confiáveis também para distâncias maiores e eles não requerem peças adicionais como, por ex., refletores.

Tecnologias de sensores

Dependendo da área de aplicação, você pode utilizar diferentes tecnologias para registrar o nível de abastecimento:

  • sensores capacitivos para registro do nível de abastecimento de quase todos os materiais e fluídos a curta distância (< 50 mm)
  • sensores ultrassônicos para registrar por meio de som, quase todos os objetos através de distâncias maiores (> 50 mm)

Produtos indicados

Sensor capacitivo para registro de níveis de abastecimento

Sensor capacitivo para registro de níveis de abastecimento – com ou sem contato com os meios – para curtas distâncias

Sensor ultrassônico para registro de níveis de abastecimento

Sensor ultrassônico para registro de níveis de abastecimento – sem contato – também para distâncias maiores