IO-Link – a interface USB da automação

Com o crescente nível de automação, cresceu também a demanda de equipamentos inteligentes de campo. Surgiu uma confusa diversidade de interfaces com diferentes características mecânicas e elétricas. E a necessidade de uma padronização também aumentou. Com IO-Link, a solução sustentável foi desenvolvida por uma associação de várias empresas. Como a porta USB no mundo dos PCs, na automação o IO-Link levou a uma significativa simplificação de instalação, proporcionando ao mesmo tempo uma expansão da capacidade de diagnóstico e parametrização.

Antes do IO-Link, o sistema de comando só podia se comunicar até os equipamentos fieldbus. Uma comunicação até os sensores/atuadores não era possível. Só IO-Link proporciona a capacidade de comunicação aos sensores e atuadores. Agora é possível parametrizar equipamentos de modo centralizado, transmitir informações de diagnóstico do equipamento ao sistema de comando e intercambiar dados de processo de modo digital com alta qualidade de sinal.

IO-Link possibilita uma instalação padronizada e substancialmente simplificada. Independentemente da complexidade dos equipamentos, as conexões via Plug-and-Play sempre podem ser realizadas com o mesmo cabo standard de 3 condutores. A IO-Link-Community dos fabricantes líderes de sistemas de automação, fundada em 2006, usa o termo "USE" na publicidade do IO-Link:

  • universal – o IO-Link é padrão internacional (IEC 61131-9)
  • inteligente – o IO-Link possibilita diagnóstico e parametrização de equipamentos
  • fácil – o IO-Link proporciona significativa simplificação e redução de custos

Componentes do sistema IO-Link

O IO-Link-Master é o coração da instalação IO-Link. Ele comunica através do respectivo fieldbus com o sistema de comando e para baixo via IO-Link com o nível de sensor/atuador (gateway).

Os sensores inteligentes com capacidade de IO-Link e os atuadores são conectados diretamente via IO-Link ao IO-Link-Master. Isto possibilita a mais simples instalação, a melhor qualidade de sinal, parametrização e diagnóstico.

O Hub Configurável troca sinais com os sensores e atuadores binários e/ou analógicos e comunica via IO-Link com o IO-Link-Master.

Produtos indicados

IO-Link-Master 8 portas para Profinet

IO-Link-Master 8 portas para Profinet para conectar até 8 equipamentos IO-Link

Sensores inteligentes IO-Link

Seleção de sensores inteligentes com IO-Link (aqui: sensor de distância optoeletrônico, sensor de pressão, sensor de cor)

Atores inteligentes IO-Link

Seleção de atores inteligentes IO-Link (aqui: Luzes de sinalização e Conectores para Manifold)

Hub Configurável da Balluff

Hub configurável para conectar sensores e atuadores binários e/ou analógicos

Visão geral dos temas

Como o IO-Link revolucionou o registro binário de objetos

Quais vantagens o IO-Link oferece à medição automatizada

Como o IO-Link possibilita soluções enxutas de identificação

Como o IO-Link possibilita a conexão e a interligação inteligente em uma máquina