Monitorar o estado de fluídos, gases e materiais sólidos

Você também deseja, como é comum em muitas aplicações industriais, medir a pressão de meios gaseiformes e líquidos? Sensores de pressão tornam isto possível. Muitas vezes, a medição do nível de abastecimento de materiais líquidos e sólidos segue o mesmo caminho da medição de pressão. Apresentamos diferentes tecnologias de sensores para estas aplicações.

Exemplos de aplicação

Na máquina ferramenta é preciso assegurar uma qualidade alta e consistente da superfície da peça a ser usinada. Para isso, a pressão no sistema de alimentação de lubrificante de arrefecimento precisa ser monitorada continuamente. Por meio de sensores de pressão, a pressão pode ser controlada de maneira confiável, e a máquina pode ser desligada em poucos milissegundos em caso de uma variação da pressão fora da tolerância definida.

Em muitos tanques e caldeiras, a altura de abastecimento precisa ser medida constantemente. Para isto, são utilizados os sensores ultrassônicos que possibilitam a medição independentemente da cor, transparência e das propriedades da superfície do meio. Eles registram objetos de quase todos os materiais (também os atenuadores de som) assim como fluídos, granulados e pó.

Tecnologias de sensores

Sensores de pressão são aplicados na automação de processos e fábricas, por ex., para a regulagem de pressão em tanques e sistemas de distribuição. O monitoramento de meios de processo como lubrificantes de arrefecimento, óleos hidráulicos e a pneumática, exerce uma influência importante sobre os processos de fabricação.

Para medição do nível são usados sensores com diversos princípios de atuação:

  • Sensores ultrassônicos são introduzidos no tanque desde a parte superior, eles trabalham sem contato com o meio.
  • Sensores capacitivos são introduzidos no tanque desde a parte superior, eles trabalham com contado com o meio.
  • Sensores magnetostritivos podem ser introduzidos no tanque desde a parte superior ou inferior. Seu indicador de posição trabalha com contato com o meio.

Produtos indicados

Medição da faixa de pressão em fluidos e gases

Sensor de pressão para medição da faixa de pressão em fluídos e gases

Sensor ultrassônico para medição do nível de abastecimento

Sensor ultrassônico para medição do nível de abastecimento de fluídos e matérias sólidas (sem contato com o meio)

Medição do nível de abastecimento de fluidos e matérias sólidas

Sensor capacitivo para medição do nível de abastecimento de fluídos e matérias sólidas (com contato com o meio)

Medição do nível de abastecimento de fluidos

Sensor magnetostritivo para medição do nível de abastecimento de fluídos (com contato com o meio e indicador de posição)