IO-Link – a solução ideal

Com IO-Link para uma melhora da qualidade de processos

A combinação inteligente de distribuidores industriais com o padrão de comunicação IO-Link é a solução ideal para uma produção cada vez mais rápida, flexível, eficiente e versátil. Com isso, você dispõe de uma infraestrutura com capacidade de processar com segurança o crescente volume de dados. Essa estrutura transporta os seus dados através de todo o processo de fabricação, criando assim uma comunicação contínua, desde o sensor inteligente até a internet. A tecnologia é um componente essencial para a fábrica do futuro e para a implementação de Indústria 4.0.

> Brochura IO-Link (arquivo PDF)

O que é IO-Link?

IO-Link é um padrão poderoso (IEC 61131-9) para implementar soluções inteligentes para a automação industrial. A interface digital é uma conexão ponto a ponto, independente de fieldbus, e é a primeira tecnologia IO mundialmente padronizada que comunica desde o sistema de comando até o nível mais baixo da automação e que integra sensores e atuadores ao nível de fieldbus.

Quais são os componentes que IO-Link precisa?

Para essa interface eficiente e universal basta um simples cabo industrial comum. Com um cabo sem blindagem de três ou quatro condutores, você pode conectar tanto os sensores inteligentes quanto os dispositivos binários e/ou analógicos com economia de custos. A tecnologia digital possibilita o intercâmbio de dados de processo e serviço, assim como de eventos com a melhor qualidade de sinal. Também sinais analógicos são transportados, totalmente sem interferências, por este padrão aberto via digitalização. Com um efeito conveniente que permite você monitorar o sistema de sensores até o último metro do seu processo de fabricação e realizar diagnósticos.

Qual é a tarefa do IO-Link Master?

Através do IO-Link Master, os sensores e atuadores inteligentes são ligados ao sistema de comando. Isto possibilita parametrização e diagnóstico a partir de um ponto central. Para a ligação dos dispositivos binários ou analógicos, você utiliza os correspondentes hubs para sensores e atuadores.

Quais são os argumentos a favor de IO-Link?

A comunicação contínua desde o sensor até a Internet é essencial para uma produção rápida, flexível e eficiente e para a conectividade que Indústria 4.0 requer. Simultaneamente, é necessário lidar com uma quantidade crescente de dados. Isso exige componentes para disponibilizar as informações e uma infraestrutura para transmitir estas informações através de todos os níveis.

IO-Link é de utilização universal

A interface comunica desde o sistema de comando até os níveis inferiores da automação e permite a ligação a quase todos os sistemas fieldbus. Isto requer apenas um cabo padronizado e uma conexão normatizada com conectores M5, M8 ou M12. Também, os sensores podem ser instalados através de IO-Link diretamente nos seus locais de atuação, onde se encontram localizados de modo ideal, do ponto de vista da técnica de processos.

IO-Link é uma tecnologia inteligente

O standard possibilita o intercâmbio e dados de processo, dados de serviço e eventos. Neste processo, IO-Link oferece a possibilidade de armazenar os dados de parâmetros diretamente no IO-Link Master. A vantagem é que a informação armazenada é transferida automaticamente em caso de substituição de um dispositivo. Assim, os dados de parâmetros podem ser utilizados de maneira simples por um novo dispositivo de substituição idêntico. Isto economiza tempo e reduz a possibilidade de erro.

IO-Link é simples

IO-Link simplifica a instalação e a troca de dispositivos novos e garante uma transmissão de dados sem erros. Cada dispositivo possui IODD (IO Device Description). Ali encontram-se as informações sobre o fabricante, o número do artigo ou a função, armazenadas para leitura inequívoca. A atribuição possibilita parametrização, monitoramento simplificado do processo e análise de falhas, que também pode ser realizada através de equipamentos móveis, independentemente do local. O acesso aos sensores tornou-se irrelevante através de IO-Link, uma vez que as informações relevantes encontram-se armazenadas e acessíveis em um ponto central do sistema de comando.

Nós falamos IO-Link

O amplo portfólio IO-Link da Balluff abrange sensores de diversos princípios de funcionamento, assim como um espectro sem concorrência de tecnologia de interligação e distribuição. Com isso, IO-Link da Balluff suporta todos os protocolos correntes de fieldbus: com sistemas fieldbus como Profibus, Profinet, Ethernet-IP, Devicenet, CC-Link e EtherCAT comunicamos através de IO-Link em todos os setores – para rápida colocação em funcionamento, sequências ideais dos processos, elevada conectividade, assim como uma possível maior segurança de planejamento e economia. Com um dos maiores portfólios IO-Link, a Balluff desenvolve a solução adequada para as suas necessidades. Com a Balluff como fabricante de tecnologia de sensores e provedor de muitos anos de soluções para a automação industrial, você está preparado para o futuro e para Indústria 4.0